Prefeito divulga vencedores da Missão Cidade Educadora Suíça 2024

Os cinco alunos selecionados representarão Passo Fundo em viagem de estudo e intercâmbio cultural para apresentar os projetos desenvolvidos pela educação no município

Por
· 2 min de leitura
 Foram selecionados os estudantes que obtiveram o melhor desempenho em Matemática, Linguagens, Ciências Humana e Ciências da Natureza - Foto Michel Sanderii Foram selecionados os estudantes que obtiveram o melhor desempenho em Matemática, Linguagens, Ciências Humana e Ciências da Natureza - Foto Michel Sanderii
Foram selecionados os estudantes que obtiveram o melhor desempenho em Matemática, Linguagens, Ciências Humana e Ciências da Natureza - Foto Michel Sanderii
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prefeito Pedro Almeida anunciou, nesta sexta-feira (24) - durante o último dia do Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FeCIT) - os cinco alunos classificados para a Missão Cidade Educadora, que vai levar os estudantes da rede Municipal de Ensino à Suíça, entre os dias 12 e 22 de abril de 2024.

Foram selecionados os estudantes que obtiveram o melhor desempenho em Matemática, Linguagens, Ciências Humana e Ciências da Natureza e a escola com maior nota no processo de gamificação. “Nosso projeto está revolucionando a educação das nossas crianças. Esta é uma oportunidade para que estudantes e professores da rede municipal vivenciem uma experiência transformadora e ainda levem o nosso programa além fronteiras. Assim, vamos solidificando o grande projeto Cidade Educadora que faz com que a educação se destaque na nossa cidade”, exclama o Prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, esta é uma oportunidade de apresentar a competência, o comprometimento e o esforço da educação pública municipal em criar condições formativas diferenciadas para as crianças e jovens do município. 

“Assumimos a responsabilidade pela educação e pela transformação da cidade num espaço onde a educação possa transcender as paredes da escola para impregnar toda a comunidade. Portanto, nossas ações e atividades têm como objetivo primordial auxiliar no desenvolvimento integral das pessoas, tendo a educação, a equidade e os direitos humanos como alicerces” exalta o secretário.

Emocionada, a aluna Emily Rosson Zanella descreve o momento como único em sua vida. “Ter sido escolhida para ser embaixadora da nossa educação só mostra que o ensino, o conhecimento e a dedicação pode nos levar a lugares que não imaginávamos que poderíamos conhecer”, declara a estudante.

Vencedores

Todos os estudantes dos 7º anos do Ensino Fundamental participaram do processo. A seleção foi realizada em duas fases: primeiro, foram selecionados aqueles com maior desempenho na Avaliação Diagnóstica em Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens por escola; depois, durante o FECIT, eles realizaram uma maratona, e foram habilitados os que se destacaram em cada área do conhecimento.

Venceram o desafio e embarcarão para Suíça junto com um responsável e um professor da área em que concorreram:


Linguagens

Escola: EMEF Cohab Secchi

Aluna: Nicoly Simão Possel

Professora: Mara Regina Soares de Souza

 

Matemática

Escola: EMEF Wolmar Salton

Aluno: Lucas de Lima da Silva

Professor: Gustavo de Oliveira Rosa


Ciências Humanas

Escola: EMEF Zeferini Demetrio Costi

Aluno: Bernardo Vargas Micheletto

Professora: Rosana Xavier Raiter 


Ciências da Natureza

Escola: EMEF Dom José Gomes

Aluna: Emily Rosson Zanella 

Professora: Ana Paula Pedroso


Escola Vencedora da Gamificação EMEFs 

EMEF Antonino Xavier

Aluna TOtB Indicada pela escola: Kiara Dos Santos Prestes


Cidade Educadora

Passo Fundo ingressou na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), aderindo à carta que norteia a concepção de políticas públicas. A AICE busca auxiliar governos, prefeituras, secretarias e cidades a implementarem medidas voltadas ao desenvolvimento integral de seus habitantes, tendo a educação, a equidade e os direitos humanos como alicerces.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) reúne mais de 490 cidades nos cinco continentes. No Brasil, o movimento já conta com a participação de mais de 15 cidades.

Gostou? Compartilhe