Papelarias esperam aumento nas vendas a partir da próxima semana

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Ariele Resente, empresária e diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo FundoAriele Resente, empresária e diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo
Ariele Resente, empresária e diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo
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Lojistas de Passo Fundo já perceberam um aumento na procura por material escolar em janeiro, mas tradicionalmente as vendas aumentam de forma significativa somente nos dias que antecedem a volta às aulas.

O mês de fevereiro se aproxima e, dentro de poucos dias, milhares de alunos voltarão para os colégios e escolas de Passo Fundo. Este período do ano é o momento em que grande parte das famílias da cidade corre para as papelarias para fazer as compras do material escolar. Em geral, são listas extensas, e as lojas já se preparam para receber um grande número de cliente a partir da próxima semana. 

Aumentos das vendas em fevereiro

As vendas de material escolar iniciam já nos primeiros dias do ano, pois alguns pais optam em antecipar as compras, mas Ariele Resente, diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL) e proprietária de uma papelaria, explica que esse movimento é discreto.

Em janeiro deste ano as lojas já iniciaram as vendas, mas o grande movimento acontece somente em fevereiro. Em parte, se justifica pela cultura do brasileiro, de deixar para a última hora. Porém, neste ano, o mês de janeiro foi mais “lento”, para todos os setores, não somente para as papelarias. “Percebe-se que não é somente no material escolar, mas todo comércio da cidade está com uma movimentação menor, pois muitas pessoas foram viajar, e com o retorno dessas pessoas, o movimento deve normalizar”, explicou ela.

Vendas Internet

Assim como acontece em outros anos, em 2024 alguns pais estão optando em comprar materiais escolares pela internet. Ariele destaca que sem dúvidas essa modalidade de compra se tornou uma concorrente para as lojas físicas, porém, ela enfatiza que isso não é restrito às papelarias, mas sim para todos os setores do comercio. Entretanto, ela destaca que o cliente que opta por comprar pela internet é bem específico. A grande maioria das pessoas pessoas opta em fazer as compras na loja física, por ser um momento especial para viver entre os pais e os filhos, além de sair com o material na hora. Além disso, as lojas da cidade estão se adaptando a esse novo perfil de cliente. “Muitas lojas não têm sites, mas acabam oferecendo outros canais, por exemplo, o WhatsApp ou Instagram, para realizar as compras”, explica ela. Por meio deste canais, os clientes mandam as listas, e a loja envia foto dos produtos com opções de preços. “O cliente ainda pode escolher se quer receber em casa, por meio de um motoboy, ou retirar na loja”, destaca ela. 

Memória afetiva

Ariele enfatiza que este é um momento especial para as famílias. E que grande parte dos clientes lembra da infância, da época que faziam as compras do material escolar com seus pais, e agora carregam essa memória afetiva, mantendo a tradição com seus filhos. “Quem pode, deveria manter essa memória afetiva, pois marca a vida da gente, e levamos isso para vida inteira, pois é um momento entre pais e filhos”. Ela diz que muitas vezes as famílias veem este momento como algo especial, que tamCIDADE bém é inserido na educação dos filhos, pois há uma discussão do que pode ser reaproveitado do ano anterior, ou o que pode ser doado para algum aluno carente. Também é discutido o que é necessário comprar, os preços e quais os produtos que o filho gostaria de levar na aula durante o ano.

Preços

Há cerca de 15 lojas especializadas neste segmento na cidade de Passo Fundo, e que concentram a maior parte das vendas das listas de material escolar. Ariele diz que nestas lojas, houve um reajuste no preço dos produtos em relação ao ano passado. Porém, ela destaca que esse reajuste acompanhou a inflação, e ficou dentro do que era projetado para este setor.  

Novo comportamento

A diretora afirma que grande parte das lojas estão buscando alternativas para fidelizar os clientes que estão com um novo comportamento. Especialmente após a pandemia, os lojistas precisaram se adaptar a uma nova realidade, com consumidores que desenvolveram novos costumes e comportamentos. “Buscamos fidelizar o cliente por meio do atendimento, que é algo que a internet não consegue’, diz ela. Há muitas pessoas que compram os produtos exclusivamente pelo preço, mas há outras, que levam outros fatores em consideração, como produtos diferenciados, ou o atendimento especializado, que está se tornando o foco dos lojistas da cidade. 

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