O início do ano letivo de 2024 para os estudantes da rede estadual começou nesta segunda-feira, (19), em Passo Fundo. Segundo a 7ª Coordenadoria Estadual de Educação (7ª CRE), cerca de 17 mil alunos retornam às atividades.
De acordo com a coordenadora da 7ªCRE, Carine Imperator Weber, o início do ano letivo foi tranquilo. “Ao todo na 7ª CRE existem 121 escolas e 36 mil estudantes matriculados, só em Passo Fundo são 39 escolas e cerca de 17 mil estudantes. A princípio temos um início de ano letivo começando de forma tranquila, não temos nenhuma escola com impedimento de atendimento”, disse.
Falta de professores
Segundo o diretor do 7° núcleo do CPERS Sindicato, professor Orlando Marcelino, um levantamento feito pela entidade aponta que faltam aproximadamente 60 profissionais. “Tem mais de 60 professores faltando nas escolas de Passo Fundo, agravado pelas aposentadorias, nomeações e exonerações no município. Mesmo que o estado tenha feito concurso ano passado, 1.500 vagas, são poucos os nomeados para a cidade e, alguns inclusive, não puderam ser efetivados. A previsão é que vamos ter o ano inteiro o problema de falta de professores e funcionários”, disse.
Já a coordenadora da 7ª CRE, contesta os números. “Nós temos faltas muito pontuais, o CPERS fez uma estimativa, mas não confere com a nossa realidade, nós temos em Passo Fundo hoje uma falta de 7 professores com carga horária cheia, 6 orientadores ou supervisores, enfim, algumas horas de professores de área, que são professores de ensino médio, não tenho o número preciso, mas é bem aquém da estimativa do CPERS. Temos, claro, licenças que surgem, situações de exoneração, pessoas que saem da rede, mas falta efetiva nós temos hoje bem poucas na 7ª CRE”, disse.
Infraestrutura das escolas
As escolas de Passo Fundo contempladas no Programa Lição de Casa do Governo do Estado, receberão investimentos para reforma na infraestrutura, contudo, as obras ainda não foram realizadas, como na Escola Estadual Anna Luísa Ferrão Teixeira e na Escola Estadual Ernesto Tocchetto. “Temos escolas que estão em reformas, mas nenhuma delas têm impedimento para atender os alunos, algumas estão em processo de licitação para melhorias da parte elétrica, telhado, algumas de ampliação. Mas nenhuma escola que esteja com impedimento recebe os alunos, em fase de projetos, nenhuma que tenha suspensão de atendimento por causa de obras. É um ano mais tranquilo comparado aos outros anos”, disse Carine.
O diretor do CPERS, lamenta que muitas obras não tenham sido ainda realizadas nas escolas, lembrando que a estrutura das escolas é antiga e com o inverno chuvoso, é importante que obras sejam realizadas para segurança dos estudantes. “Outra questão é a estrutura das escolas, nosso governador veio a Passo Fundo inaugurar uma reforma de escola privada, mas não vem reinaugurando uma reforma de escola estadual com todos os problemas que têm. Ano passado foi apontado algumas escolas para serem feitas reformas, como a Tocchetto que tinha previsão da reforma do telhado e nem foi começado, então que eu saiba nenhuma escola recebeu reformas no fim do ano”, comenta.
Escolas de tempo integral
Neste ano, três escolas de Passo Fundo iniciaram como ensino médio em período integral sendo: Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães e Instituto Estadual Cardeal Arcoverde. “As escolas de tempo integral começaram fazendo a acolhida dos estudantes, tanto as três escolas de Passo Fundo, quanto as outras duas de Lagoa Vermelha, que são as cinco da 7ª CRE. Elas começaram normalmente, é uma semana de acolhida dos estudantes, a princípio tudo correndo normalmente, todo mundo aprendendo, é uma novidade na 7ª, mas as escolas super engajadas, os professores receberam formação, as equipes diretivas das escolas, os estudantes receberam uma formação ano passado para fazer o acolhimento aos novos colegas e o trabalho está bem encaminhado”, contou a coordenadora da 7ª CRE.
Escola Estadual Antonio Wolmar Salton
No início do ano a comunidade escolar da Escola Estadual Wolmar Salton estava apreensiva com a possibilidade de municipalização do colégio, contudo, como não foi efetivada, as aulas iniciaram normalmente. Conforme a diretora da Escola, Raquel Lara Dal' Corso, a recepção aos alunos foi muito positiva. “Estamos iniciando o ano letivo com um número maior de alunos em relação ao ano anterior. Recepcionamos os alunos com um café da manhã especial com diferentes frutas, sanduíches e café. Os alunos, muito saudosos, participaram de atividades propostas com objetivo de integrar os novos”, disse.
Segundo Raquel, professores e funcionários ficaram muito motivados com a perspectiva de permanecer atuando na escola. “Essa escola faz a diferença na vida das pessoas. Nos sentimos fortalecidos diante do apoio recebido pelos pais dos nossos alunos. Um movimento de atenção e carinho que nos dá o suporte necessário para continuarmos nosso trabalho com empenho e dedicação. Agradecemos a todos os envolvidos que abraçaram a nossa escola e acreditam no trabalho realizado em prol da educação”, disse.
A coordenadora da 7ª CRE explicou que o município havia solicitado para atender educação infantil na região, mas como o município declinou de fazer a municipalização nesse ano de 2024, então segue com escola estadual, sem nenhuma interrupção de atendimento.