Alunos embaixadores de Passo Fundo conhecem cultura e história de Genebra

Estudantes visitaram pontos históricos e espaços públicos da cidade suíça

Por
· 1 min de leitura
FOTO - Alunos visitaram pontos turísticos históricos em Genebra FOTO - MICHEL SANDERI/PMPFFOTO - Alunos visitaram pontos turísticos históricos em Genebra FOTO - MICHEL SANDERI/PMPF
FOTO - Alunos visitaram pontos turísticos históricos em Genebra FOTO - MICHEL SANDERI/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O primeiro dia de compromissos dos embaixadores de Passo Fundo na Suíça foi dedicado à história e à cultura. Os alunos da rede municipal, que estão fazendo um intercâmbio de conhecimento em Genebra, visitaram a Cidade Velha, com seus monumentos e pontos turísticos que contam a história da região.

 Entre os marcos históricos de Genebra está a Catedral de Saint Pierre, uma estrutura gótica do século XII, que hoje é a principal igreja protestante da cidade. Os alunos subiram os quase 200 degraus até as torres do monumento e para contemplar Genebra por diferentes ângulos.

 “Hoje a gente teve uma verdadeira aula de história, visitando muitos pontos que falam sobre a origem e o desenvolvimento de Genebra”, destacou Bernardo Micheletto, aluno que venceu a Missão Cidade Educadora na área de Ciências Humanas.

 Rosana Xavier Raiter, professora de História de Bernardo na Escola Zeferino Demétrio Costi, falou sobre a oportunidade do aprendizado além da sala de aula. “Os alunos estão fazendo uma imersão na história, na geografia e na cultura, em conteúdos que eles estudaram como a queda do Império Romano e a Reforma Protestante. Uma grande oportunidade de ver a história ao vivo”, observou a professora.

 A história de Genebra, impregnada nas ruas e prédios da Cidade Velha, é também muito marcada pelo chamado “espírito de Genebra”, como destaca o guia brasileiro Marco Grillet, que conduziu o grupo de alunos na cidade: “Desde o início da vida da cidade, Genebra se posicionou como lugar de paz, de conciliação, de discussão, de tolerância, de ajuda humanitária. Muitas organizações internacionais estão aqui por causa disso. E o espírito de Genebra está um pouco presente em todos os lugares da cidade, nesse sentimento de tranquilidade, de paz e de tolerância”, afirmou. O cronograma do intercâmbio dos alunos seguirá nesta terça-feira, com um mergulho no papel humanitário da cidade de Genebra. 


Gostou? Compartilhe