Em reunião na tarde de ontem (04), a executiva do PSOL-RS confirmou a pré-candidatura de Pedro Ruas ao Governo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, ocorreu também a decisão de que o partido irá propor aliança à federação formada por PT, PCdoB e PV, tendo Ruas como cabeça de chapa.
Em nota, PSOL informou que apoia a candidatura de Lula nacionalmente e que abrirá mão de candidatura própria em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, em prol de composições onde PT e PSB estão na cabeça de chapa. Já no Rio Grande do Sul, o partido entende que a unidade passa por um movimento do PT em direção a essa composição, onde o nome de Pedro Ruas pode ser forte no estado.
A reafirmação do nome de Ruas obteve 12 votos favoráveis durante a reunião, duas abstenções e um voto contrário. Já a votação sobre propor ao PT a unidade em torno de Pedro Ruas obteve 11 votos favoráveis, um contrário e três abstenções. Também foi aprovado o nome de Roberto Robaina como pré-candidato do PSOL ao Senado, com 12 votos favoráveis, um contrários e duas abstenções