Faltando cerca de três meses para a escolha dos políticos que irão ocupar as cadeiras na Assembleia Legislativa gaúcha, no Congresso Nacional, Senado e Presidência da República, Passo Fundo terá mais de 149,7 mil eleitores aptos a votar nas eleições nacionais deste ano. A partir da atualização das estatísticas realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número representa um aumento de 2,5% em relação ao registrado em 2018 quando 146 mil passo-fundenses compareceram às unas nos colégios eleitorais da cidade.
Do total de votantes, mais de 60% possuem o cadastramento biométrico, enquanto 30% não fizeram o registro com coleta de biometria. De acordo com o TSE, o perfil do eleitorado local está inclinado ao sexo feminino. Isso porque 54% ou 80,9 mil cidadãos do contingente eleitoral na cidade são mulheres; os homens representam 46% ou 68,8 mil deste total. Apesar da divergência quantitativa, ambos coincidem na pirâmide etária, na qual os eleitores de 45 a 59 anos predominam entre o eleitorado municipal não alterando as principais características observadas há quatro anos.
Ainda segundo detalha o Tribunal Superior Eleitoral, 63% dos sufragistas passo-fundenses são solteiros e com o Ensino Fundamental Incompleto, cuja escolaridade predomina em 24,5% da base eleitoral local, seguido por Ensino Médio Incompleto (21,8%), Ensino Médio Completo (21,2%) e Superior Completo (12,5%).
Voto em trânsito
A partir de sexta-feira (15), o município irá habilitar os locais de votação convencionais ou específicos para recebimento do voto em trânsito durante o pleito nacional, conforme previsto no calendário eleitoral.
A medida deve ser cumprida, de acordo com o TSE, para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo começa no dia 18 e vai até 18 de agosto, para indicar o local onde pretende votar, caso esteja fora de seu domicílio eleitoral e com o título regularizado. Neste caso em particular, o eleitor que estiver em outro estado da Federação poderá escolher apenas o Presidente da República, enquanto aquele que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.
Mesários
Para a operacionalização no dia de recebimento dos votos, o órgão judicial também deu início às nomeações para os ofícios de mesários durante as eleições gerais em 2 de outubro, data em que 150 milhões de brasileiros deverão escolher os representantes para os próximos quatro anos.
Desde o dia 5 deste mês, os convocados para trabalhar no processo eleitoral começaram a ser direcionados aos juízes eleitorais, cuja designação das mesas receptoras de votos e de justificativas, além do pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos da eleição, termina no dia 3 de agosto. Em 2018, 1.638 mesários atuaram nas eleições daquele ano.