Convenções partidárias começam a ser realizadas a partir de hoje (20)

Eventos apresentam os candidatos que irão disputar as eleições 2022; confira o calendário e candidatos à presidência da República e governador do Estado

Por
· 3 min de leitura
Primeiro turno das eleições 2022 acontece em 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro. (Foto: Agência Brasil)Primeiro turno das eleições 2022 acontece em 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro. (Foto: Agência Brasil)
Primeiro turno das eleições 2022 acontece em 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro. (Foto: Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de hoje (20) começam a ser realizadas as convenções partidárias, eventos promovidos pelos partidos políticos, coligações e federações para a escolha dos candidatos que vão disputar os cargos de presidente da República, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital. O período se estende até o dia 5 de agosto.


Candidaturas à presidência da República 

20 de julho 

O primeiro candidato a lançar sua candidatura à Presidência da República é Ciro Gomes (PDT), nesta quarta-feira (20), ainda sem nomes para a vice-presidência.


21 de julho

Na quinta-feira (21), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializa sua campanha, com apoio dos partidos PCdoB, PSB, Solidariedade, Psol, PV e Rede. O vice do ex-presidente deve ser Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB e se filiou ao PSB em março deste ano.


23 de julho

Pelo partido Avant, o candidato André Janones lança a candidatura no sábado (23), sem vice-presidente definido. 


24 de julho

Ainda na primeira semana de convenções, no domingo (24) Jair Bolsonaro (PL) e Leonardo Péricles (UP) oficializam suas candidaturas. Jair Bolsonaro conta com o apoio dos partidos Republicanos, PP, PSC, PTB e Patriota, tendo como vice o general Braga Netto.


27 de julho

Pelo MDB, Simone Tebet lança sua candidatura na próxima segunda-feira (27) com o apoio do PSDB e Cidadania.


30 de julho

Sem apoio de nenhum partido, no dia 30 de julho três candidatos oficializarão suas candidaturas à presidência: Luiz Felipe d’Avila (Novo), que tem como vice o deputado federal Tiago Mitraud (Novo); Pablo Marçal (Pros); e Sofia Manzano (PCB) que apresenta Antônio Alves (PCB) como vice. 


31 de julho

No final do mês, apresentam-se Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC), sem apoio de outros partidos e sem vice-presidentes definidos. 


5 de agosto

No último dia do período de convenções partidárias, o candidato Luciano Bivar (União Brasil) lança sua candidatura, sem apoio de outros partidos.


Candidaturas a governador do Estado

20 de julho

No primeiro dia de convenções, o PSC oficializa o nome de Roberto Argentina. Com apoio do Solidariedade e do Agir, o partido ainda está com vaga de vice aberta.


22 de julho

Na sexta-feira (22) o candidato Onyx Lorenzoni (PL) lança sua candidatura, no entanto, a vaga de vice segue aberta. Onyx ofereceu a vaga de vice ao MDB, caso o partido recue de ter candidatura própria. A coligação será formada ainda pelo Republicanos. 


23 de julho

Durante a manhã de sábado (23) o PSB lança Beto Albuquerque como candidato ao Piratini, porém, segue a dúvida com relação a chapa a ser formada. Acompanhado disso, o partido Novo apresenta o nome de Ricardo Jobim, confirmando a chapa formada com Rafael Dresch. 


24 de julho

O PT formou federação partidária com o PCdoB e PV e apresentará a candidatura de Edegar Pretto no domingo (24). A vaga de vice-governador segue aberta na chapa. Seguindo o ritmo do dia, o Psol apresenta o nome do vereador Pedro Ruas como candidato ao Piratini, com confirmação de quem ocupará a vaga de vice.


30 de julho

O União Brasil deve realizar sua convenção partidária na próxima semana e apresenta incertezas com relação aos seus candidatos. Na semana passada, o partido anunciou apoio ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB), enquanto o PSDB ofereceu a vaga de vice. Nessa esfera, Luiz Carlos Busato (União Brasil) informou que poderia abrir mão da indicação e concorreria à reeleição para manter a vaga que ocupa na Câmara Federal.

Na mesma data, o PDT lança o candidato Vieira da Cunha. A dúvida é se ocorrerá a aliança com o PSB, de Beto Albuquerque, e PSD, de Ana Amélia Lemos, e se ele ficará com a cabeça de chapa ou não. 

Com chapa pura, o PSTU lança Rejane Oliveira como pré-candidata ao governo do Estado, com a vaga de vice ainda aberta. 


31 de julho

No final do mês, o PSDB oficializa a candidatura do ex-governador Eduardo Leite, que havia renunciado ao cargo no início deste ano, em 31 de março. O PSDB mantém apoio com o Cidadania e o União Brasil, seguindo com articulações com o MDB, que tem Gabriel Souza como pré-candidato. A chapa de Leite segue sem vice. Ainda no dia 31, o MDB realiza sua convenção partidária, com o nome de Gabriel Souza em vista.


1º de agosto 

Finalizando as convenções partidárias, o PSD lança seus candidatos, no entanto, apesar de diversas articulações, o partido ainda não anunciou com quem irá se coligar.


PP e PTB

A única chapa completa e com nomes confirmados é a dos partidos PP e PTB, que fecharam aliança para a disputa com os nomes do senador Luis Carlos Heinze (PP) e da vereadora Tanise Sabino (PTB). O PP tem sua convenção marcada para 30 de julho e o PTB 31 de julho.

Gostou? Compartilhe