A partir desta sexta-feira (26) é dada a largada nas propagandas eleitorais gratuitas em rádio e televisão dos candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente. O tempo destinado a cada político foi definido pelo Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) no último dia 19, onde três candidatos ao governo do Estado e dois ao Senado não terão acesso ao horário eleitoral em concordância à cláusula de barreira. O período de propaganda se estende até o dia 29 de setembro.
Os candidatos ao Executivo do Rio Grande do Sul terão seus programas veiculados às segundas, quartas e sexta-feiras, às 7h e 12h nas rádios e às 13h e 20h na TV. Ao todo, serão 25 minutos dentro das programações, apresentando, primeiramente, candidatos ao senado (cinco minutos), a deputado estadual (dez minutos) e por fim ao governo (dez minutos).
Os horários reservados à propaganda eleitoral foram distribuídos com base no cálculo onde 90% do tempo é dividido proporcionalmente ao número de parlamentares na Câmara dos Deputados e 10% divididos igualitariamente. A cláusula de barreira, requisito para ter acesso ao horário eleitoral gratuito criado na eleição de 2018, é calculada a partir da necessidade dos partidos terem obtido 1,5% dos votos válidos na última eleição, em um terço dos estados, ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional.
Distribuição do tempo candidatos ao Governo do Estado
Estão na disputa a governador do Rio Grande do Sul 11 candidatos, sendo eles Carlos Messalla (PCB) que tem como vice Edson Canabravo; Edegar Pretto (PT) com Pedro Ruas (Psol) como vice; Eduardo Leite (PSDB) ao lado de Gabriel Souza (MDB); Luis Carlos Heinze (PP) que tem de vice Tanise Sabino (PTB); Onyx Lorenzoni (PL) acompanhado de Cláudia Jardim (PL); Paulo Roberto (PCO) que apresentou como vice Mário César Zettermann Berlese Filho (PCO); Rejane de Oliveira (PSTU) com a candidata a vice Vera Rosane de Oliveira (PSTU); Ricardo Jobim (Novo) com Rafael Dresch como vice; Roberto Argenta (PSC) com vice Nívea Rosa; Vicente Bogo (PSB) ao lado de Josi Paz; Vieira da Cunha (PDT) que tem Regina Costa como candidata a vice.
Eduardo Leite (PSDB) com 3 minutos e 44 segundos
Entre os 11 candidatos a governador, Eduardo Leite terá o maior tempo de aparição no rádio e na TV. Como grande parte do cálculo é feito com base no número de deputados federais eleitos na eleição passada e sendo a fusão entre Dem e PSL a sigla com maior representação, o apoio do União Brasil rendeu a Leite cerca de um minuto e meio a mais.
Edegar Pretto (PT) com 1 minuto e 33 segundos
Em segundo lugar, Edegar Pretto conseguiu agregar mais tempo ao fechar com a federação PSOL/Rede, que teve como indicação o vereador Pedro Ruas para a vaga de vice.
Onyx Lorenzoni (PL) com 1 minuto 31 segundos
Coligado ao PL, Republicanos, Pros e Patriota, Onyx Lorenzoni é o terceiro com mais tempo de aparição nas propagandas eleitorais gratuitas.
Luis Carlos Heinze (PP) com 58 segundos
Vieira da Cunha (PDT) com 44 segundos
Vicente Bogo (PSB) com 41 segundos
Roberto Argenta (PSC) com 28 segundos
Ricardo Jobim (Novo) com 16 segundos.
Carlos Messalla (PCB); Paulo Roberto (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU) não terão acesso ao horário eleitoral em razão da cláusula de barreira.
Distribuição do tempo candidatos ao Senado
Nestas eleições, um terço do Senado será renovado. Ao todo serão 27 senadores, um por unidade da Federação para um mandato de oito anos. Do total, 14 buscam a reeleição, sendo que dois eram suplentes quando eleitos em 2014 e assumiram o cargo após a saída ou afastamento do titular. No Rio Grande do Sul, nove candidatos estão concorrendo a apenas uma das três cadeiras gaúchas no Congresso, sendo eles Ana Amélia Lemos (PSD), Olívio Dutra (PT), Hamilton Mourão (Republicanos), Comandante Nádia (PP), Professor Nado (PDT), Airto Ferronato (PSB), Maristela Zanotto (PSC), Fabiane Sanguiné (PSTU) e Paulo Rosa (DC). Neste momento, o senado é representado por Lasier Martins (Podemos), Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT), desse modo, os gaúchos têm a tarefa de escolher quem ocupará a cadeira de Lasier Martins, que tem seu mandato encerrado em dezembro.
Ana Amélia Lemos (PSD) com 1 minuto 54 segundos
Olívio Dutra (PT) com 48 segundos
Hamilton Mourão (Republicanos) com 47 segundos
Comandante Nádia (PP) com 30 segundos
Professor Nado (PDT) com 23 segundos
Airto Ferronato (PSB) com 21 segundos
Maristela Zanotto (PSC) com 15 segundos
Fabiane Sanguiné (PSTU) e Paulo Rosa (DC) não terão acesso ao horário eleitoral em razão da cláusula de barreira.
Presidente e Deputado Federal
Nas terças, quintas-feiras e sábado é o momento dos candidatos à presidência da República e a deputado federal frente a TV e nas rádios. Ao todo, serão 12 minutos e 30 segundos para cada cargo, dividido entre os candidatos. Durante o domingo, rádios e televisões não exibirão a propaganda eleitoral gratuita.