Justiça Eleitoral inicia inserção dos softwares nas 436 urnas habilitados no município

Ainda faltam 40 mesários voluntários para atuar na recepção dos votos nas seções eleitorais de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Primeiro turno das Eleições 2022 será realizado em 2 de outubro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) Primeiro turno das Eleições 2022 será realizado em 2 de outubro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Primeiro turno das Eleições 2022 será realizado em 2 de outubro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Duas semanas antes de os 149,7 mil eleitores passo-fundenses irem aos locais de votação para a escolha dos candidatos ao pleito nacional deste ano, a Justiça Eleitoral iniciou o carregamento das 436 urnas eletrônicas habilitadas no município com a inserção dos softwares contendo as mídias e informações eleitorais. 

O processo de carga, que acontece em todas as zonas eleitorais gaúchas até segunda-feira (26), segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), transfere para os equipamentos de votação os dados de partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, candidatos e sistemas de auditoria. “Primeiro geramos as mídias e depois as urnas são carregadas”, mencionou o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, da 128ª Zona Eleitoral, ao O Nacional na quinta-feira (22) enquanto realizava a auditoria de algumas urnas eletrônicas. 

Após essa fase de programação, na qual os sistemas são gravados em mídia e movidos às máquinas de votação por elas não possuírem nenhum tipo de conexão de rede, seja internet ou bluetooth, os equipamentos serão fisicamente lacrados até o dia 2 de outubro, data prevista para o primeiro turno das Eleições 2022. 


Mesários voluntários

Além de explicar como é o procedimento nas urnas, o magistrado também mencionou a falta de 40 mesários voluntários para atuar na recepção dos votos durante o dia de movimentação nas seções eleitorais de Passo Fundo, sobretudo nos bairros São José, Vila Ricci, Loteamento Maggi De Cesaro, São Cristóvão, comunidade São Valentim, localizada no interior, e Jardim América. “Estamos analisando os pedidos de dispensa também, que estão quase finalizados. Não tem prazo, mas o quanto antes as pessoas entrarem em contato com o cartório eleitoral para manifestar o interesse de ser voluntário elas já serão destinadas aos locais”, afirmou. 

Conforme ilustra a plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por disponibilizar as estatísticas eleitorais, 1.643 mesários foram convocados para trabalhar durante as eleições no município. Deste total, apenas 22% manifestaram a intenção de voluntariado durante o cadastro. 


Mudança em seções eleitorais

Com a interdição do Ginásio de Esportes Capingui, as seções 74 e 279 funcionarão no Colégio Notre Dame, como mencionou Dalmir. Pelas mesmas razões, os eleitores que possuem a Escola Estadual Lucille Fragoso de Albuquerque, no bairro Vera Cruz, como local de origem para votação deverão votar no Ginásio da Paróquia São José Operário. 

Também com alteração no local, pela primeira vez neste ano devido às reformas estruturais que estão sendo realizadas no centro de ensino, a seção eleitoral que funcionava na Escola Municipal Urbano Ribas, no Boqueirão, foi transferida para a Escola Estadual Mário Quintana, no bairro Edmundo Trein.


Orientações ao eleitorado

Ao lembrar que será proibido entrar com celulares na cabine de votação e portar armas a 100 metros dos locais de votação, o juiz citou que a biometria será requerida para alguns eleitores mesmo que eles não tenham feito o cadastramento biométrico. “A Justiça Eleitoral importou muitas digitais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para não gerar surpresa, o eleitor já tem que saber que, talvez, ele vá utilizar a biometria na hora da identificação”, esclareceu. 

A importação de dados, frisou o magistrado, foi possível apenas nos casos em que os eleitores que fizeram a identificação biométrica para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Gostou? Compartilhe