Quatro seções eleitorais tiveram locais alterados em Passo Fundo para a votação em 2 de outubro

Interdição das estruturas forçaram mudança para outros colégios eleitorais no município

Por
· 2 min de leitura
Passo Fundo terá mais de 149,7 mil eleitores aptos para a votação em 2 de outubro. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)Passo Fundo terá mais de 149,7 mil eleitores aptos para a votação em 2 de outubro. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Passo Fundo terá mais de 149,7 mil eleitores aptos para a votação em 2 de outubro. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quatro seções eleitorais tiveram os locais alterados em Passo Fundo para as votações que elegerão os candidatos às cadeiras estaduais e federais em disputa nas Eleições 2022, cujo primeiro turno está agendado para domingo (2). 

Na área de abrangência da 128ª Zona Eleitoral, responsável por concentrar o maior quantitativo do eleitorado passo-fundense com 77,3 mil votantes, as seções 74 e 279 funcionarão no Colégio Notre Dame em razão da interdição do Ginásio de Esportes Capingui. “No local de votação Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, que não existe mais, atualmente funciona a EMEI Abelhinhas”, lembrou a chefe do Cartório Eleitoral, Sorreila Vivian.

Também com alteração no local, pela primeira vez neste ano devido às reformas estruturais que estão sendo realizadas no centro de ensino, a seção eleitoral que funcionava na Escola Municipal Urbano Ribas, no Boqueirão, foi transferida para a Escola Estadual Mário Quintana, no bairro Edmundo Trein. 

Ambas pertencentes à 33ª Zona Eleitoral, que absorve os demais 72,4 mil eleitores no município, a Escola Estadual Lucille Fragoso de Albuquerque, no bairro Vera Cruz, ainda permanece sem a possibilidade de comportar o trânsito de pessoas devido às obras para a reparação do sistema elétrico. Assim, os eleitores deverão votar no Ginásio da Paróquia São José Operário, segundo mencionou o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Júnior. “O eleitor deve consultar sua seção eleitoral no site do TRE ou app E-título”, orientou o magistrado. 


Eleitorado passo-fundense

Com mais de 149,7 mil eleitores habilitados para irem às urnas em 2 de outubro, dos quais 60,8% possuem o registro de biometria, as mulheres são maioria entre os votantes em Passo Fundo respondendo por 54% do eleitorado local, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A partir da atualização cadastral, 36 passo-fundenses deverão votar com o nome social no título eleitoral com base em uma portaria do TSE que assegurou o direito de transexuais e travestis de mudar o nome no documento. Ao disponibilizar, ainda, recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas, 442 eleitores com deficiência também poderão exercer o voto neste primeiro turno na cidade. Desse quantitativo, estima a plataforma federal, 144 possuem deficiência visual declarada, enquanto 120 restrições de locomoção; 54 são deficientes auditivos e 45 possuem algum tipo de dificuldade para votar. 


Forças de segurança

Além das mudanças nos locais de votação mencionados pela chefe do Cartório Eleitoral, as forças de segurança deverão atuar durante o dia para monitorar, fiscalizar e permitir que o pleito do próximo “ocorra dentro da normalidade”, de acordo com o plano de atuação integrada preparado em conjunto com o Tribunal Regional Estadual (TRE-RS). 

A estratégia, que será implementada nas 13 localidades gaúchas onde há delegacias da Polícia Federal, incluindo Passo Fundo, deverá assegurar o cumprimento das regras eleitorais, como a proibição da boca de urna, do uso de aparelhos celulares e, mais recentemente, o uso de arma de fogo por eleitores que estiverem em votação, com a possibilidade de registrar ocorrências que sejam consideradas crime de âmbito federal. 

Gostou? Compartilhe