Para garantir uma eleição sem maiores problemas, os órgãos de segurança de Passo Fundo vão desenvolver ações específicas durante o pleito. A Justiça Eleitoral já se reuniu com os órgãos de segurança da região para programar as ações preventivas que garantam uma eleição dentro da normalidade. Por se tratar de uma eleição nacional, a expectativa dos órgãos de segurança é de que crimes como compra de voto, ou transporte de eleitores, mais comuns em eleições municipais, não sejam registrados em grande número neste pleito.
Polícia Federal com foco no colégio eleitoral de Passo Fundo
O delegado da Polícia Federal Sandro Bernardi explica que a partir de sexta-feira (30), todo o efetivo estará envolvido no atendimento das demandas da Justiça Eleitoral. “Vamos atuar atendendo eventuais ocorrências eleitorais de forma preventiva na cidade e na região”, explicou ele.
Para o delegado, o que mais preocupa são as situações de boca de urna e compra de votos. “Tivemos uma reunião com os Juízeras Eleitorais e todas as forças atuarão de forma conjunta para garantir que aconteça de forma tranquila”, explicou.
Mesmo com atuação em todos os municípios da região, a Polícia Federal deverá focar ações no maior colégio eleitoral, que é Passo Fundo. “Vamos observar e apurar eventuais denúncias”, explica. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 33189000.
Polícia Civil terá reforços nos plantões
Atuando de forma conjunta com os demais órgãos de segurança, a Polícia Civil terá reforços nos plantões no dia das eleições, para suprir em caso de necessidade. Todos os policiais civis estarão de sobreaviso para convocação extraordinária e imediata no dia do pleito. “A apuração das infrações penais eleitorais é de atribuição da Polícia Federal, mas a Polícia Civil pode atuar de forma suplementar, especialmente nas situações imediatas. Também é nossa atribuição a apuração dos delitos comuns, mesmo que motivados por questões políticas”, explicou o delegado regional Adroaldo Schenkel.
O delegado destacou que tem a expectativa de um processo eleitoral tranquilo e ordeiro, para que todos possam, livremente, exercer seu direito de escolha. “Mas estamos atentos e preparados caso seja necessária a intervenção da Polícia Civil”, finalizou.
Brigada Militar com efetivo máximo
O Comandante do CRPO Planalto, Cel Volnei Ceolin, destacou que todo o efetivo da região estará de serviço no domingo para atender as possíveis demandas que surgirem. “Estamos nos programando para garantir o processo eleitoral no domingo, as escalas de folgas foram suspensas para que todo efetivo operacional de administrativo trabalhasse no domingo”, disse o comandante. O horário especial vai iniciar a meia-noite de domingo até as 24 horas. O trabalho é atendendo a demando da Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral, para garantir a presença do policiamento ostensivo na rua. “Estaremos trabalhando com força máxima e atuando em conjunto com os demais órgãos de segurança para apurar as denúncias”, finalizou.