Eleições 2022: votação em Passo Fundo é realizada com redução de 6,4% no número de mesários

Mulheres predominam entre os voluntários e convocados a trabalhar durante o pleito neste domingo (2) no município

Por
· 1 min de leitura
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O primeiro turno das eleições gerais deste domingo (2) está sendo realizado com uma redução de 6,4% no número de mesários trabalhando nas zonas eleitorais de Passo Fundo. 

Conforme indica a interface do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.532 passo-fundenses foram convocados para atuar na recepção dos votos dos 149.799 eleitores aptos a votar no primeiro e, se houver, segundo turno em 30 de outubro, no município. O número, contudo, é inferior aos 1.638 mesários que atuaram no pleito há quatro anos. 

Perfil

Assim como na estatística do eleitorado local, que aponta a predominância das mulheres (54%) em relação aos homens (46%) no quantitativo de votantes, a figura feminina será mais presente nas mesas de recepção de votos, segundo o TSE. 

Do total de voluntários e cidadãos convocados para assegurar o sigilo do voto, 63% se identificam como sendo do sexo feminino, enquanto apenas 37% pertencem ao sexo masculino com idades entre 30 a 39 anos.

O que faz um mesário

Na seção eleitoral, cabe aos mesários iniciar a urna eletrônica no dia de votação e imprimir a respectiva zerésima, que deverá ser afixada na porta da seção eleitoral. Depois das 17h no fuso-horário de Brasília, também é incumbência dos mesários encerrar o módulo de votação da urna e imprimir as vias do Boletim de Urna que serão afixadas na porta da seção, encaminhadas ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e entregues aos representantes dos partidos políticos que a solicitarem.

Por fim, cabe aos mesários entregar as mídias de resultado – onde ficam registrados os votos depositados na respectiva urna eletrônica – aos servidores da Justiça Eleitoral, para que seja feita a transmissão dos votos para a totalização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante o dia de votação, as mesárias e os mesários recebem as eleitoras e os eleitores e organizam a fila de votação. São eles que formalizam a identificação da pessoa que vai votar, verificando o documento oficial com foto, colhendo a assinatura e a biometria para, a partir do terminal do mesário, iniciar o modo de votação na urna eletrônica.


Gostou? Compartilhe