Longas filas e troca de locais de votação geram transtornos

Até o momento apenas dois problemas técnicos nas urnas eletrônicas foram constatados

Por
· 1 min de leitura
Colégio Protásio Alves registra longas filas no final da manhã. (Foto: Gerson Lopes/ON)Colégio Protásio Alves registra longas filas no final da manhã. (Foto: Gerson Lopes/ON)
Colégio Protásio Alves registra longas filas no final da manhã. (Foto: Gerson Lopes/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As filas marcaram a votação no final da manhã de votação nas seções eleitorais de Passo Fundo.

Uma delas foi a do Clube Comercial de Passo Fundo, onde há cinco urnas instaladas no local. De acordo com a coordenador do prédio, Zirlei Cappellaro, “o movimento é bastante intenso”. No hall do térreo do clube estão as filas para as seções, localizadas no espaço que era utilizado para eventos no mesmo piso.

Sem problemas nas máquinas ou registro de algum incidente, o único problema está relacionado às trocas de locais. Muitos eleitores, que tiveram alterados seus locais de votação, acabam orientados para seguir para onde estão cadastrados. Nas cinco seções, trabalham 20 pessoas.

Clube Comercial de Passo Fundo registra filas e problemas com a troca de local de votação. (Foto: Luiz Carlos Schneider/ON)


No colégio Protásio Alves, além de problemas de acessibilidade, o eleitorado sentiu as filas e espera na hora da votação.

Espera na hora da votação no colégio Protásio Alves. (Foto: Gerson Lopes/ON)

Até o momento, em todas as 436 seções eleitorais de Passo Fundo, apenas dois problemas técnicos nas urnas eletrônicas foram constatados. Em duas urnas o teclado da mesa receptora não estava funcionando e elas já foram substituídas.

A orientação dada pelo Cartório Eleitoral e de que, caso haja alguma outra irregularidade, as urnas sejam desligadas e ligadas novamente, visto que muitos dos problemas são resolvidos assim.

Até as 11h40 deste domingo (2), 1.420 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. Os dados foram divulgados no segundo boletim de ocorrência deste primeiro turno das Eleições 2022. O número representa 0,27% do total de urnas utilizadas.

Gostou? Compartilhe