Entre os mais de 29,1 mil passo-fundenses que optaram por não votar durante o primeiro turno das Eleições 2022 em 2 de outubro, o que representa uma evolução de 7,9% no índice de abstenção em relação ao pleito realizado há quatro anos no município, os eleitores com Ensino Fundamental Incompleto predominaram no quantitativo de faltosos neste ano.
Segundo indica o recorte de dados fornecidos pela plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pirâmide dos que se abstiveram de escolher os candidatos à Presidência da República, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa gaúcha decresce conforme o grau de instrução do eleitorado local com 5,4 mil eleitores sem concluir o Ensino Médio, enquanto 4,2 mil do total de abstenções estiveram entre aqueles que concluíram a última etapa da educação básica e 1,5 mil com diploma de Ensino Superior.
Apesar de contabilizar mais de 120,6 mil votos depositados no primeiro período das eleições, 17,3 mil dos 19,4% dos passo-fundenses que exerceram o direito de não optar por nenhuma das alternativas disponíveis são solteiros e do sexo masculino (20%), cujo gênero teve 1% a mais de abstenção em comparação às mulheres (19%).
Jovens evadem voto
Voto facultativo para os eleitores com idade acima dos 70 anos, a abstenção no primeiro turno foi maior entre os idosos de 75 a 79 anos, como mostra a pirâmide etária disponibilizada pelo TSE. Mas, foram mesmo os jovens os que mais evadiram as responsabilidades eleitorais em Passo Fundo.
Segundo a interface do órgão judicial, mais de 3,3 mil eleitores pertencentes ao grupo de 25 a 29 anos não compareceram à votação no colégio eleitoral presente no município. Ainda assim, reforça o TSE por meio de nota, o eleitor poderá votar no segundo turno, previsto para 30 de outubro, para escolher o Presidente da República e Governador do Rio Grande do Sul.
Mesmo comparecendo às seções, adverte o Tribunal Eleitoral, será preciso justificar a ausência na primeira instância das eleições em até 60 dias, assim como no caso de uma possível abstenção nesta nova votação. “Esse processo é simples e livra a pessoa de ter que pagar multa ou sofrer outras sanções”, diz a nota.
Reforço no treinamento
Desde segunda-feira (10), o TSE disponibilizou aos mesários um reforço no treinamento recebido na prévia às eleições diretas deste ano. Com isso, os 1,7 mil mesários convocados para atuar na recepção dos votos em Passo Fundo poderão acessar o material para exercer a função com “tranquilidade e segurança”, como justificou o Tribunal.
O treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições. A chave de inscrição para o curso, orientou o órgão judicial, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.