Segundo turno eleitoral segue tranquilo e sem filas em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Seções no Colégio Protásio Alves seguem calmas. (Foto: Isabel Gewehr/ON)Seções no Colégio Protásio Alves seguem calmas. (Foto: Isabel Gewehr/ON)
Seções no Colégio Protásio Alves seguem calmas. (Foto: Isabel Gewehr/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em Passo Fundo, a manhã do domingo (30) de eleições começou com temperatura em elevação, céu nublado e o vento anunciando que chuva vai chegar à tarde. Diferente do 1º turno, as quatro primeiras horas de votação foram tranquilas, sem filas e maiores transtornos na maioria das seções do município.

Os ônibus circulam com tarifa gratuita neste segundo turno, quando os passo-fundenses votam para governador do Estado e Presidente do Brasil. Entre 9 e 10 horas, a ocupação dos coletivos urbanos era grande e muitos rodavam com passageiros em pé. Já o policiamento foi reforçado, com a utilização de várias forças da área de segurança pública. A presença ostensiva da Brigada Militar é notada em vários pontos, assim como pela circulação das viaturas. A Bike Patrulha, que tem presença no horário comercial, também circula pela área central.

Com o surgimento pontual de filas, entre 5 a 10 minutos elas já tem se encerrado e o fluxo de votação seguido normalmente. Em muitas das seções, o eleitor não tem encontrado nenhuma fila.

Passo Fundo conta com 436 seções eleitorais. Ao todo, são 80 locais de votação, sendo 44 da 128ª Zona Eleitoral e 36 da 33ª Zona Eleitoral. Apenas sete desses locais possuem recursos de acessibilidade.

Das 463 urnas, somente uma precisou ser substituída até o momento por uma de contingência, pertencente a 33ª Zona Eleitoral de Passo Fundo.

São 149.799 habitantes aptos a votar no município, sendo 68.879 homens e 80.920 mulheres. Cerca de 24,5% possuem ensino fundamental incompleto e 21,8% tem o ensino médio incompleto. Apenas 1,5% dos eleitores são analfabetos.

Gostou? Compartilhe