Cartório Eleitoral fará plantão no feriado do Dia do Trabalhador

Medida visa possibilitar regularização cadastral da população que deseja votar nas eleições de 2024. Prazo para ajustes encerra em 8 de maio

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prazo para quem precisa resolver pendências junto ao Cartório Eleitoral e deseja votar nas eleições deste ano encerra no dia 8 de maio. Buscando ofertar a comunidade a possibilidade de fazer a sua regularização que o Cartório Eleitoral estará aberto na próxima quarta-feira, 1 de maio, feriado do Dia do Trabalhador.

De acordo com o chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, Renato Guadagnin, os atendimentos são voltados para a regularização da situação eleitoral. “Vamos estar atendendo eleitores com título cancelado, com multa por não ter votado e não ter justificado, quem deseja fazer seu primeiro título de eleitor, também precisa fazer a transferência do título de eleitor de um município para outro – desde que, entre municípios gaúchos. Estaremos fazendo a revisão cadastral com a coleta biométrica, alteração de local de votação, alteração de nome, emitindo a segunda via do título de eleitor e fazendo a emissão de certidões Cartório Eleitoral fará plantão no feriado do Dia do Trabalhador eleitorais, como exemplo a quitação eleitoral e crimes eleitorais”, contou. 

Atendimentos

O atendimento será realizado para aqueles que agendarem pelo site e também por ordem de chegada. Conforme Guadagnin, a vantagem do agendamento feito pelo site é que serão atendidos na hora agendada, não necessitando aguardar na fila. “O prazo para fazer o primeiro título de eleitor, revisão cadastral, transferência e regularização da situação eleitoral termina dia 8 de maio, aquele eleitor que já fez a biometria pode encaminhar o requerimento pela internet através do título net, por outro lado aquele eleitor que não tem a biometria cadastrada terá que vir presencialmente para regularizar a situação”, explicou.

Consulta situação cadastral  

O eleitor pode consultar sua situação eleitoral através do site https://www.tre-rs.jus.br, segundo Renato se o eleitor possuir multa pode emitir a guia no site do Tribunal de Justiça pagando a multa por Pix ou no Banco do Brasil.

Biometria

Como não será obrigatória a biometria para esta eleição em Passo Fundo, segundo Renato o foco do atendimento no feriado é mesmo para a regularização do título de eleitor que está cancelado, para emissão do primeiro título e a transferência para votação para Passo Fundo. 

Horário de atendimento

O horário de funcionamento do Cartório Eleitoral é das 12h às 19h. O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Saldanha Marinho, 518, Centro, Passo Fundo (próximo ao Hospital de Clínicas e 7ª Coordenadoria Regional de Educação).

Os agendamentos de horário podem ser realizados pelo site: https://www.tre-rs.jus.br/#/

Documentação necessária

Antes de ir ao Cartório Eleitoral tenha em mãos a seguinte documentação: documento oficial de identificação (RG, Carteira de Categoria Profissional, CTPS física que contenha foto - observação: CNH e Passaporte servem para revisão e transferência do título de eleitor); comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 3 meses); para o eleitor do sexo masculino, no ano que completar 19 anos necessita apresentar o comprovante de quitação militar.

Dúvidas e mais informações

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelos telefones/ whatsapps (054) 99992- 0718, (054) 99992-0715, (054) 99992-0716 e (054) 99992- 0714. 

Gostou? Compartilhe