Marcelo Alexandre Becker/ON
Desde que foi para o futsal espanhol, Maurício Cebola está tendo uma ascensão muito rápida em sua carreira. O jogador que chegou na Europa para integrar o time B do El Pozo, da cidade de Murcia, logo foi promovido ao time principal, e claro teve o seu contrato reformulado, foi valorizado, passou a ganhar mais, e despertou o interesse da seleção espanhola. Com isso, a federação local pediu que o jogador se tornasse cidadão espanhol e assim pudesse integrar o selecionado daquele país.
Como não estava tendo chances na seleção brasileira e a aliado a isso tinha o fato da troca do comando técnico na CBFS, Cebola aceitou o convite e ingressou com o pedido de cidadania. "Estava sem esperanças de ser convocado pelo Brasil, e como a Espanha tem também um time já estava com a ideia de jogar para eles."
Cidadão espanhol e a convocação para a seleção brasileira
Em setembro, a cidadania espanhola foi concedida e jogar pela Fúria era uma questão de tempo. Mas a surpresa veio quando no dia 11 daquele mês, Marcos Sorato, técnico do Brasil, divulgou os nomes dos jogadores que foram chamados para enfrentar o Irã, em uma série de amistosos, e o ala de Passo Fundo era um deles. "Admito que para mim foi uma surpresa... boa, mas surpresa. Sempre sonhei em defender o Brasil, jogar pela Espanha era uma alternativa muito boa, mas sou brasileiro, sou de Passo Fundo, e claro que optei por jogar pela nossa seleção."
Maurício Cebola foi o destaque do time hexacampeão do mundo nos amistosos, sendo que no último deles o passo-fundense marcou três gols na vitória por 4 x 2. A confirmação de seu bom desempenho veio no mês de outubro, quando mais uma vez foi convocado, dessa vez para enfrentar Portugal e também para uma série de jogos contra a Croácia, que seriam em janeiro, mas que foram cancelados. Mesmo com essa boa sequência de convocações, aliados aos constantes elogios que feitos pelo técnico Marcos Sorato, Cebola não se sente garantido no grupo brasileiro. "Existem muitos craques, muitos jogadores de nível altíssimo, assim, eu tenho que continuar jogando muito pelo EL Pozo, para tentar continuar no grupo da seleção, o que é um sonho para mim", disse o ala.
No El Pozo, os títulos continuam
Depois de ter sido campeão da Liga 2008/09, Maurício Cebola já comemorou mais um título por seu clube, mesmo estando apenas no meio da temporada europeia. Na semana passada, o El Pozo Murcia, depois de ter derrotado o Barcelona na semifinal, foi campeão da Super Copa da Espanha, derrotando o Lobelle (ex-time de Carlinhos), na final. Sobre a vida na Europa, Cebola contou que a crise financeira do último ano, que chegou a atingir alguns clubes da Europa, fazendo que times atrasassem salários, algo inédito na Espanha, não chegou a afetar gravemente o El Pozo. "Não teve esse problema comigo. Não mexeram no meu contrato, não atrasaram salário, mas sei de clubes que isso aconteceu".
Sobre o valor de seu salário que não atrasa, (na Espanha, país que tem a liga de futsal mais forte, e assim onde os jogadores ganham mais), Cebola não exitou em dizer: "Está bom, mas a gente sempre que mais né? Mas não posso reclamar, posso viver tranquilo com o que ganho", finalizou o craque.
Maurício Cebola comemora afirmação na Seleção Brasileira
· 2 min de leitura