Marcelo Alexandre Becker/ON
O jogo desse sábado (3), quando o Passo Fundo venceu por 7 x 0 o Juventus é daqueles para ficar na história do clube por vários motivos: pela revanche, pois o time de Santa Rosa venceu o tricolor na primeira rodada da Segundona por 5 x 1, pela tarde de vários golaços, como os feitos por Ernestina e Índio, mas histórico mesmo pode ter sido pela estreia do meia-atacante Gustavo Vargas Fontana, de apenas 16 anos. Pode estar nascendo no Vermelhão da Serra uma segunda edição de Marquinhos, também revelado pelo clube, que hoje brilha no Internacional.
Formado no Vila Nova, onde joga há algum tempo, o garoto entrou aos 30 minutos do segundo tempo e já em sua primeira jogada foi para cima da zaga do Juventus. Na segunda vez em que pegou ma bola, Gustavo arrancou em velocidade pela ponta esquerda, deixou dois marcadores pelo caminho e ficou na cara do gol, mas acabou finalizando em cima do goleiro. Nesse lance, a jogada mais correta até seria o passe para o meio da área, onde estavam colocados os atacantes do Passo Fundo, mas como culpar um garoto de 16 anos por tentar fazer um gol em sua estreia no time profissional? A essa altura da partida, os torcedores já pediam para que todos os passes fossem endereçados ao garoto, que não se escondia do jogo e já começava a receber faltas duras, como um carrinho por trás, cometido por um João, como se referia Garrincha aos seus marcadores, da zaga do Juventus. Essa situação não intimidou Gustavo, que ainda teve boa chance de fazer o seu gol de cabeça, embora aos 16 anos, a altura não é o principal atributo do jogador.
Após a partida, o garoto, que diz se espelhar em Ronaldinho Gaúcho dentro de campo, falou da felicidade em ter jogado nos profissionais. "Eu venho treinando já há algum tempo com o time de cima e estava esperando a minha chance. Acho que fui bem", disse Gustavo que, como é comum em sua idade, é fominha e espera, mesmo já estando entre os profissionais do Passo Fundo, jogar o estadual juvenil pelo Passo Fundo/Vila Nova. "Tenho idade para jogar o juvenil pelo Vila e quero isso. Quero jogar sempre", afirmou. Sobre o garoto, Bebeto Rosa não foi econômico nos elogios. "Apesar da pouca idade, é de se espantar a personalidade desse guri. Nos treinos com os profissionais, ele faz o que fez no jogo, vai para cima em todos os lances. Tenho certeza de que Gustavo terá um grande futuro no futebol e que poderá ajudar muito o Passo Fundo."
O time - A estreia do Passo Fundo na segunda fase do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão será na próxima quinta-feira, às 19h30, contra o TAC, no Vermelhão da Serra. Para a partida, Bebeto Rosa deve ter todos os jogadores que enfrentaram o Milan, na partida que classificou o tricolor. Além desses, o zagueiro Brasa voltou a treinar com bola nessa segunda-feira, e a expectativa é de que reforços sejam contratados ainda esta semana. Ainda no sábado, o lateral direito Miguel Adailto Uhr dos Santos assinou contrato com o clube. Miguel, que estava há dois anos jogando no futebol da Croácia, tem 25 anos e já trabalhou com Bebeto Rosa no Riograndense, em 2007.