Marcelo Alexandre Becker/ON
Em uma de muitas máximas do futebol está a famosa frase "em clássico não existe favorito". Apesar disso, a partida da tarde deste sábado, quando Passo Fundo x Gaúcho fazem o quarto clássico do ano entre os dos times na Segundona 2010, fatores apontam que o tricolor é, sim, o favorito para vencer a partida. Veremos três deles:
1º Mando de jogo - Como já foi dito, na Segundona 2010, Passo fundo x Gaúcho já se enfrentaram três vezes, sendo que o time alviverde venceu duas vezes, por 1 x 0 e depois por 2 x 0, e ambas partidas foram disputadas no estádio Carlos Renato Bebber, em Marau. Já na única vez em que o Passo Fundo saiu vitorioso, o jogo era no Vermelhão da Serra, e o time de Bebeto Rosa fez 3 x 1 no rival. Então, como o confronto deste sábado é em estádio, o Passo Fundo é favorito.
2º Momento - O time de Bebeto Rosa cresceu no memento certo. Nos últimos quatro jogos, o Passo Fundo venceu três e empatou um e assim alcançou a vice-liderança da chave 5 da Segundona. Já o Gaúcho, nos últimos quatro jogos, venceu apenas uma vez e perdeu três seguidos, ficando praticamente sem chances de classificação para o quadrangular decisivo. O momento dos dois times mostra que o Passo Fundo é o favorito.
3º Os elencos - O Sport Club Gaúcho entrou na Segundona 2010 como uma incógnita, e apesar disso fez uma ótima primeira fase onde se classificou com tranquilidade. Para a segunda fase, o time dirigido por Ricardo Attolini não acompanhou os seus concorrentes que se reforçaram com jogadores que disputaram a primeira divisão, e aliado há algumas contusões, ficou em desvantagem para medir forças com os demais times da chave 5, e por isso hoje está praticamente sem chances de classificação. Já o Passo Fundo, que teve complicações na primeira fase, contratou o experiente e renomado atacante Adão, teve a volta do ala/meia Vainer, e aliado as contratações feitas ainda durante a primeira parte da competição, o time de Bebeto Rosa é hoje considerado um dos times que tem grandes chances de voltar para a primeira divisão. Então, por ter melhor elenco, o favoritismo para vencer é do Passo Fundo.
Mas para Zé Anderson, atacante do Passo Fundo, clássico não tem favorito
Durante o descontraído carteado na sexta-feira na concentração do Passo Fundo, o atacante Zé Anderson conversou com a reportagem de O Nacional, e afirmou que, apesar de alguns fatores apontarem o Passo Fundo como favorito para vencer o jogo, em clássico tudo se iguala. "Já joguei vários clássicos e o momento pode apontar um ou outro melhor, mas chega na hora fica tudo igual e quem tem mais vontade vence", falou o atacante. Em relação ao time, como de costume, o técnico Bebeto Rosa não adiantou escalação, sendo que os onze só serão divulgados momentos antes do jogo.
Para Gilmar Rosso, presidente do Gaúcho, clássico é um campeonato a parte
Mesmo com a classificação sendo quase impossível, Gilmar Rosso, presidente do Sport Club Gaúcho, afirmou que todos no clube ainda trabalham em busca de obter uma das vagas. "Enquanto a matemática nos permitir, vamos seguir trabalhando para nos classificar", falou Rosso que disse ainda que por se tratar de um clássico, a motivação no Gaúcho é muito grande. "O nosso torcedor me parava na rua ontem [sexta-feira] e me falava que não queria saber de classificação, e me pedia para que o Gaúcho vença do Passo Fundo. E isso que torna um clássico um jogo á parte do campeonato, e estamos muito motivados para isso. Em três vezes, vencemos eles duas, e sei que temos condições de vencer novamente", afirmou o presidente.