Após a conquista do Gauchão 2010, o técnico Silas concedeu entrevista coletiva descontraída na sala de imprensa do Olímpico, no início da noite de domingo. Mostrando-se aliviado, ele comentou o primeiro título no comando do time gremista, pois como o clube não tinha nenhum título nos últimos anos: "Eu não sabia que a gente ia ganhar. A maioria desses jogadores que estava em campo, não havia ganho nada pelo Grêmio ainda. Até mesmo o Victor. A minha obrigação era tirar esse peso das costas do elenco, com tanto tempo sem títulos, principalmente com o rival ganhando tantas competições. Não foi fácil a parte emocional".
Silas fez questão de alertar que esse é o primeiro de outros que virão, "é o primeiro título de muitos. Passar pelo Grêmio e não ser campeão é a mesma coisa que nada".
Agora a concentração é toda na Copa do Brasil. Com vantagem de 3 a 2 sobre o Fluminense na estreia do técnico Muricy Ramalho no Maracanã, no primeiro jogo das quartas de final, o Grêmio prepara-se para jogar em casa e garantir a vaga para a semifinal. O jogo acontece na quarta-feira, dia 5, às 21h50, no estádio Olímpico.