Maldita coerência!

Dunga convoca seleção sem Ronaldinho Gaúcho, Victor, Adriano, meninos da Vila e cheia de volantes

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marcelo Alexandre Becker/ON

Mais uma das máximas do futebol não foi respeitada na convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo da África do Sul, que começa no dia 11 de junho. Para o técnico Dunga, futebol, e principalmente seleção, não é um momento, mas sim "coerência". Assim, sem mexer em seus princípios e mantendo a sua coerência, o técnico convocou vários volantes e jogadores que já estão na reserva em seus clubes. Azar de Ronaldinho gaúcho, Victor, Adriano, dos meninos da Vila, Neymar e Ganso, e também do torcedor brasileiro, que terá que se contentar apenas com Kaká com o rótulo de craque.
Assim que os 23 nomes foram divulgados em um evento na tarde de ontem, no Rio de Janeiro, as perguntas contestando alguns nomes e mais lembrando os que não foram chamados do que comentando os que estarão na Copa do Mundo fez com que o técnico do Brasil começasse a dar as suas respostas em tom de defesa e com uma certa arrogância. "Não é que eu queira a coerência pela coerência. Trata-se da coerência com os fatos", tentava explicar o treinador. Além de exaltar a sua coerência, o gaúcho ressaltou ainda um pedido que foi feito por Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, assim que assumiu o cargo em 2006, sem nunca antes ter exercido a profissão de técnico profissional. "O presidente pediu renovação, e algumas coisas pautaram essa renovação: comprometimento, atitude, a capacidade de chamar à responsabilidade, o gosto por vestir a camisa da seleção... E, hoje, o maior ganho que tivemos nesse período de trabalho foi justamente em paixão, em vontade de vestir a camisa da seleção. Hoje temos um grupo de campeões. Se vamos ganhar, não sei. Mas estaremos preparados."
Se a convocação de Dunga causou muita polêmica, o ex-jogador do Internacional tem ao seu favor a impecável campanha da seleção sob o seu comando. Com ele, o Brasil foi campeão da Copa América 2007, da Copa das Confederações África do Sul 2009 e primeiro colocado das eliminatórias sul-americanas para o Mundial. Capitão da equipe campeã mundial nos Estados Unidos, em 1994, o brasileiro tenta levar a equipe a seu sexto título da Copa do Mundo e, se o fizer, se tornará apenas o terceiro jogador na história a conquistar o troféu como jogador e como técnico.
A seleção brasileira apresenta-se em Curitiba para iniciar sua fase de treinamentos no próximo dia 21 de maio. As únicas exceções são Júlio César, Maicon e Lúcio, da Internazionale de Milão, que disputam a final da Liga dos Campeões da Uefa diante do Bayern de Munique.

Lista de espera
Os meias Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho tiveram um consolo. Ambos não foram convocados para a Copa do Mundo da África do Sul, mas figuram na relação de jogadores que podem substituir um dos 23 relacionados em caso de corte. Além de Ganso e de Ronaldinho, Dunga deixou na lista de espera o zagueiro Alex, o lateral esquerdo Marcelo, o volante Sandro e os atacantes Carlos Eduardo e Diego Tardelli.
Essa relação de "reservas" para os convocados é uma exigência da Fifa. Já o goleiro do Grêmio, Victor, e o atacante Neymar, companheiro de Ganso no Santos, não têm mais qualquer chance de disputar o Mundial de 2010.

 

Gostou? Compartilhe