O australiano Mark Webber aproveitou a vantagem da pole position e venceu o GP de Mônaco neste domingo. Com a vitória ele assume a liderança do campeonato, empatado em número de pontos com seu companheiro Sebastian Vettel, segundo colocado. Foi a segunda dobradinha da Red Bull neste ano e depois de seis poles em seis corridas, a equipe austríaca finalmente converteu a superioridade do carro em pontos no campeonato, colocando seus dois pilotos na liderança do Mundial. Com 78 pontos, Webber e Vettel estão empatados na ponta, mas o australiano leva vantagem pelo número de vitórias, já que foi o vencedor também na prova anterior, na Espanha.
Fernando Alonso conseguiu se recuperar após ter largado dos boxes e chegou na sexta colocação, superando o seu objetivo inicial de entrar na zona de pontuação. O espanhol foi ultrapassado na última curva por Schumacher, mas o alemão foi punido em 20 segundos por causa da bandeira amarela e ficou em 12º. A Mercedes entrou com uma apelação na FIA. Já Felipe Massa, que saiu em quarto, chegou em quarto. O brasileiro subiu de sétimo para quinto lugar na classificação, com 61 pontos, mas viu Alonso somar 73 e se firmar na terceira colocação.
Hamilton, tímido durante a prova, chegou na mesma quinta posição em que largou, e agora tem os mesmos 59 pontos de Robert Kubica, da Renault, que chegou ao pódio ficando com a terceira colocação em Monte Carlo. Rubens Barrichello, que largou bem e chegou a assumir a sexta posição, abandonou após uma batida. Lucas di Grassi e Bruno Senna também não terminaram a prova, devido a problemas mecânicos.
GP de Mônaco
1º Mark Webber Red Bull 1h50min00s00
2º Sebastian Vettel Red Bull a 0s448
3º Robert Kubica Renault a 1s600
4º Felipe Massa Ferrari a 2s600
5º Lewis Hamilton McLaren a 4s300
6º Fernando Alonso Ferrari a 6s300
17º Bruno Senna Hispania Não terminou
18º Rubens Barrichello Williams Não terminou
20º Lucas di Grassi Virgin Não terminou
Classificação no Mundial
1 Mark Webber RBR 78
2 Sebastian Vettel RBR 78
3 Fernando Alonso Ferrari 75
4 Jenson Button McLaren 70
5 Felipe Massa Ferrari 61
6 Lewis Hamilton McLaren 59
12 Rubens Barrichello Williams 7
20 Lucas di Grassi VRT 0
22 Bruno Senna Hispania 0