Com as preparações para a Copa do Mundo se intensificando, pouco mais de 20 amistosos foram disputados no mundo todo nas últimas semanas. Consequentemente, houve poucas alterações na mais recente edição do ranking da Fifa, a última a ser publicada antes da África do Sul 2010.
O duelo pelo topo da lista entre o líder Brasil e a campeã europeia Espanha continua. Ambos têm boa vantagem sobre o pelotão formado por Portugal, Holanda e Itália. Em seguida vêm Alemanha, Argentina, Inglaterra e França e, mais atrás, dois países que não estarão na África do Sul, Croácia e Rússia, e que devem perder ainda mais terreno após o torneio.
Já os anfitriões do Mundial receberam um incentivo: a seleção sul-africana não só venceu dois amistosos como ganhou sete posições no ranking, mais do que qualquer outra equipe. A África do Sul agora ocupa o 83º lugar. Os únicos países que conquistaram um avanço semelhante foram Omã (que aparece na 91ª colocação, depois de subir seis posições) e Estônia (em 99º lugar, galgando cinco posições).
No grupo dos cem melhores, Burkina Fasso (em 48º, que subiu quatro posições) e Montenegro (que avançou uma posição e agora é o 64º colocado) atingiram suas colocações mais altas desde a criação da lista. Dos 20 melhores, somente Croácia, Rússia e Egito estarão ausentes na África do Sul. Com base na nova edição do ranking, o grupo G - que conta com Brasil, Portugal e Costa do Marfim - ainda é o mais equilibrado da Copa do Mundo.