Contra um adversário tecnicamente bem inferior e longe de apresentar uma preocupação defensiva excessiva, a seleção brasileira teve tranquilidade para superar carrinhos violentos, um gramado ruim e a tal dificuldade com relação à bola e vencer por 3 x 0 o Zimbábue, ontem, em Harare. O técnico Dunga ainda terá mais um amistoso antes da estreia na Copa do Mundo da África do Sul, terça-feira, às 12h (de Brasília), contra a Tanzânia. O amistoso contra o Zimbábue também teve um cunho político. O presidente e ditador Robert Mugabe e o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai foram ao campo cumprimentar os jogadores da seleção brasileira antes de a bola rolar.
O jogo - Ao contrário de outras favoritas ao título mundial, a seleção brasileira optou por enfrentar um adversário de um nível bem inferior. Dunga poupou o zagueiro Juan, com dores musculares, e deu chance a Thiago Silva. Kaká atuou apenas o primeiro tempo, assim como Maicon e Lúcio. O maior susto foi com o goleiro Júlio César, substituído aos 25 minutos do primeiro tempo por Gomes, depois de levar uma pancada nas costas. Depois de passar um breve sufoco e demorar para se organizar em campo, a seleção brasileira se aproveitou de uma cobrança de falta para abrir o marcador. Aos 40, Michel Bastos soltou a bomba e acertou o ângulo de Sibanda, marcando seu primeiro gol com a camisa do Brasil num chute que atingiu 139 km/h. Três minutos depois, Maicon fez lançamento primoroso para Robinho, que deu um leve toque e aumentou a vantagem brasileira, dando ainda mais tranquilidade para Dunga, que aplaudia a equipe do banco de reservas.
Segundo tempo - Na etapa final o time melhorou o toque de bola. Júlio Baptista, substituto de Kaká, entrou bem no jogo e, com um belo toque de calcanhar, tabelou com Daniel Alves, que deixou Elano sem goleiro para fazer 3 a 0, logo aos 10 minutos, minando qualquer esperança de reação do torcedor do Zimbábue, que fez muito barulho durante os 90 minutos com as vuvuzelas, uma das atrações da Copa do Mundo da África do Sul. O Brasil faz a sua estreia na competição no dia 15, contra a Coreia do Norte, no Ellis Park, em Joanesburgo. Costa do Marfim e Portugal completam o grupo da seleção brasileira na Copa do Mundo.