Craque do time canarinho, Kaká tranquiliza os torcedores e garante que estará em ótimas condições para a estreia na Copa, dia 15. Sobre a polêmica bola Jabulani, diplomático, o camisa 10 evitou a dividida
Joanesburgo - Mais do que as palavras, o sorriso de Kaká disse tudo. Em sua primeira entrevista coletiva desde que se apresentou à Seleção para a Copa do Mundo, o melhor jogador do Brasil, também uma das principais atrações entre as 32 equipes na África do Sul, enfim mandou um recado para quem tanto se preocupa com sua condição física: “Estarei com uma condição ótima na estreia, dia 15”. Um sorriso enfeitou a resposta de Kaká, que teve uma promessa como complemento. “Estou pronto para ser um dos líderes da seleção brasileira”, disse, beijando carinhosamente a contestada bola Jabulani, fabricada pela Adidas, um de seus patrocinadores.
Bola
Vou amenizar. Não vou falar mal. Em todas as competições, falam mal da bola... Na Copa das Confederações, na Copa passada, na Copa de 2002... Na Copa, tudo tem intensidade maior e, por isso, se cria essa polêmica toda. Mas está todo mundo começando a entender como jogar com essa bola. Já vejo o Luís Fabiano beijando a bola, e, o Julio Cesar, abraçado com ela. Essa é a bola da Copa e espero que, com ela, a gente seja campeão. E essa bola não é do Kaká. É da Adidas. É nova e, como tem uma tecnologia nova, gera críticas. Acho que o Michel (Bastos) não vai reclamar da bola. Com o gol que ele fez (contra o Zimbábue), não pode reclamar.
O melhor da Copa?
No futebol, você não ganha nada sozinho. Para sobressair, o jogador precisa fazer parte de um grupo campeão. O Ronaldo, em 2002, fazia parte de um grupo campeão, assim como o Romário, em 1994. Espero que esse grupo seja campeão e que, no fim da Copa, tenha algum destaque individual, mas após uma grande conquista.Não é meu objetivo pessoal. Espero que no fim do ano um dos nossos jogadores seja o melhor do mundo. Isso significará que o Brasil foi campeão mundial, pois essas coisas acontecem depois que você ganha com o clube ou a Seleção. Se a Seleção for campeã, com certeza, um dos nossos jogadores será o melhor do mundo.
Lesão
Vou estar bem até o dia 15. Tenho me soltado mais a cada treino. Também estava um pouco preocupado. Era uma dor que me limitava bastante. Tenho feito o possível, treino em três períodos: manhã, tarde e noite. Estarei pronto para a estreia, e com uma condição ótima. Acredito que o próximo amistoso (segunda-feira, contra a Tanzânia) será bem melhor do que esse que passou. Está tudo dentro do planejamento.
Ritmo de jogo
Espero ganhar ritmo o mais rapidamente possível. Voltei após um mês parado, e o amistoso contra o Zimbábue foi um teste importante porque me movimentei durante 45 minutos sem sentir dor. Não foi o melhor jogo da minha carreira, mas teve a sua importância. Aos poucos, vou pegando ritmo.
Desconfiança
Estou supertranquilo. As coisas este ano ganharam uma proporção muito grande. Todo mundo lembra bem de quando saí do São Paulo. Ou de quando perdemos a Copa, em 2006. Passei por momentos difíceis e consegui estar aqui mais uma vez. Ao longo da minha carreira, será assim: momentos de dificuldade para, no fim, ter um momento de alegria.
Camisa 10
Tenho uma história legal na Seleção. Foram muitas convocações e conquistas. E a camisa 10 tem uma história impressionante, mas, quando você entra em campo, não lembra do número.
Líder
Estou totalmente pronto para ser um dos líderes dessa seleção. Há muitos líderes aqui e acredito que seja um deles. Estou pronto para assumir essa responsabilidade.
Cristiano Ronaldo
A única coisa que a gente combinou é que vai trocar a camisa. Temos uma amizade muito legal. Torço por ele. Vou torcer para que ele faça o melhor. E eu vou fazer o melhor pela Seleção.
Futebol feio
(Respondendo a um jornalista argentino) Aquela vitória por 3 a 1 em cima da Argentina, em Rosário, foi muito bonita. Aquela partida foi um espetáculo.
Brasil favorito
Nossa seleção tem jogadores talentosos, é uma equipe muito forte. São jogadores com muita fome dessa conquista e que estão se preparando de forma ideal para uma Copa. É uma seleção com história na Copa.
O amigo da bola
· 3 min de leitura