Quem disse que Alexandre Pato não está na Copa do Mundo? O jogador do Milan chegou ontem à África do Sul e hoje vai até bater uma bolinha. Mas, preterido por Dunga, ele não vai vestir a camisa da seleção brasileira. Pato está em Joanesburgo para promover um evento de um de seus patrocinadores, a Nike. E, entre os seus compromissos, ele irá jogar bola com garotos de Soweto, subúrbio que simboliza a luta contra o apartheid.
Pato vai participar da inauguração do Nike Football Center, um centro de treinamento para garotos de 10 a 17 anos que moram em Soweto. O CT tem cinco campos de futebol, um museu e vestiários que trazem homenagens a clubes como Barcelona, Arsenal e Corinthians.
O centro de treinamento será usado por 90 garotos e é permanente. Após a Copa, a garotada continuará batendo sua bola por lá. A Nike escolheu Alexandre Pato para o evento porque, além do vínculo de patrocínio, o jogador tem uma história que envolve a saída de casa para um centro de treinamento. Com apenas 11 anos, ele já morava no CT do Internacional.
Pato assistirá ao primeiro jogo do Brasil, terça-feira, contra a Coreia do Norte, mas não ficará para o resto da Copa do Mundo. No dia 17, o jogador se despedirá da África do Sul. Em sua agenda, não consta a previsão de uma visita aos jogadores da seleção brasileira.