Na disputa pela segunda vaga do Grupo B, nesta terça-feira, em Durban, a Coreia do Sul empatou com a Nigéria em 2 x 2 e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Yung-Soo e Chu-Young, pelos asiáticos, e Uche e Yakubu, pelos africanos.
Esta será a segunda participação dos sul-coreanos na segunda fase do Mundial. Nas oitavas, eles enfrentarão o Uruguai, no próximo sábado, em Port Elizabeth, às 11h.
Primeiro tempo
Talvez por ser o duelo que provavelmente decidiria o segundo classificado do grupo, Nigéria e Coreia do Sul iniciaram a partida tímidas, sem ousar muito no ataque, esperando os erros do adversário. E foi assim que surgiram os primeiros lances de perigo: no primeiro minuto, Shittu saiu jogando errado e, no contra-ataque, Chung-Yong recebeu na pequena área, mas jogou para fora.
A resposta da Nigéria foi impiedosa, aos 12 minutos. Odiah arrancou pela direita e cruzou; dessa vez, foi o lateral Cha Du Ri que falhou, ao deixar Uche se antecipar e abrir o marcador para os africanos: 1 a 0.
O gol abalou os sul-coreanos, que demoraram para se acertar em campo. Enquanto isso, a Nigéria seguia com mais volume de jogo e levando mais perigo. Uche, inspirado, arriscou um chute de longe e acertou a trave esquerda de Sung-Ryong, aos 35.
Sem agressividade, a Coreia do Sul só ameaçava o gol de Enyeama em cobranças de falta. E foi assim que os asiáticos chegaram ao empate, aos 37 minutos. Sung-Yueng lançou na segunda trave e o zagueiro Yung-Soo apareceu livre para empurrar para as redes.
Segundo tempo
A Coreia do Sul iniciou o segundo tempo utilizando a mesma arma da primeira etapa: a bola parada. Logo aos 2 minutos, Chu-Young cobrou falta da esquerda e enganou Enyeama, virando o placar para os sul-coreanos.
A desvantagem e a iminência da desclassificação desestabilizaram a Nigéria. A seleção ficou completamente desorganizada, errando muitos passes e dando espaços na defesa. Aproveitando o nervosismo adversário, a Coreia do Sul passou a tocar a bola e explorar os contra-ataques liderados pelo habilidoso Chu-Young.
Aos poucos, porém, a Nigéria começou a se impor na base da força e da raça. Aos 20 minutos, Ayila foi ao fundo e cruzou para Yakubu, livre, na pequena área, sem goleiro, jogar para fora. Mas o inacreditável gol perdido não abalou os nigerianos, que continuaram em cima. A recompensa veio três minutos depois, numa falha do zagueiro Nam-Il. Ele tentou proteger a bola, mas viu Obasi tomar a frente e teve de derrubá-lo. Na cobrança, Yakubu se recuperou da falha anterior e cobrou com categoria para empatar a partida novamente.
Com a notícia de que a Argentina estava vencendo a Grécia, os nigerianos precisavam apenas de uma vitória simples para avançarem para as oitavas de final. Sabendo disso, os africanos se lançaram ainda mais à frente, mas sem muita qualidade. Ainda assim, a seleção assustava com chutes de longe, o que não foi suficiente. No final, a defesa asiática conseguiu segurar os adversários e garantir a vaga da Coreia do Sul na próxima fase.