O uruguai derrotou o México por 1 a 0, nesta terça-feira, e garantiu o primeiro lugar do Grupo A, que ainda contava com a África do Sul e a França. Apesar da derrota, os mexicanos também avançaram para a próxima fase do Mundial como segundo colocado no grupo. A anfitria deixa a Copa mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre os franceses, em crise.
Com o alerta de que as duas seleções fariam um 'jogo de compadres' para se classificar às oitavas de final da Copa, México e Uruguai entraram em campo dipostos a jogar futebol. Logo aos cinco minutos, o uruguaio Suárez aproveitou a falha dupla de Rafa Márquez e Héctor Moreno e chutou cruzado. A bola passou com perigo, próximo do gol de Perez. Os sulamericanos eram melhores e aos 12 assustaram o goleiro Mexicano novamente, em falta de Forlán.
O México até chegava ao ataque, mas demorava a finalizar as jogadas. Melhor em campo, os uruguaios abriram o marcador somente aos 42 minutos. Suarez aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para o fundo das redes mexicana, sem chance para Perez.
Na volta para a segunda etapa, o México voltou mais ligado no jogo, procurando mais o ataque. No entanto a primeira grande chance veio com o uruguaio Lugano. Após cruzamento de Forlan, o zagueiro cabeceou com perigo, exigindo boa defesa de Perez.
Procurando empatar a partida, o México fez as suas três substituições de direito antes dos 20 minutos de jogo. Aos 19, Barrera se livrou de Maxi Pereira, deixou o uruguaio no chão, e cruzou. Rodriguez, de peixinho, errou o gol. Aos 30, Hernández aproveitou cruzamento de Giovani e desviou. A bola ainda bateu em Lugano, indo para escanteio.
Com mais tempo no ataque, o México dominou a segunda etapa, passando a frente no tempo de posse de bola: 61%. Apesar de dominado, o Uruguai segurou a vitória por 1 a 0 até o fim, avançando a próxima fase da competição com o primeiro lugar do Grupo A.