Donovan, o mais experiente jogador da seleção americana, marca o gol da vitória por 1 x 0 sobre a Argélia, aos 46 do 2º tempo, e garante vaga e primeiro lugar do Grupo C
Eram 45 minutos do segundo tempo e os Estados Unidos estavam sendo eliminados da Copa do Mundo com o persistente empate em 0 a 0 com a Argélia. Boa parte dos torcedores americanos talvez estivesse pensando em marcar o voo de volta, mas um super-herói apareceu no gramado do Loftus Versfeld, em Pretória, com o número 10 nas costas. Foi um pássaro? Um avião? Nada disso. Foi o veterano Landon Donovan, que aproveitou um rebote do goleiro para fazer o gol da vitória por 1 a 0 e garantir o primeiro lugar no Grupo C e a vaga nas oitavas de final. Agora, os americanos jogam sábado, às 15h30 (de Brasília), em Rustemburgo, contra Gana.
O gol foi um golpe direto nas pretensões da Eslovênia, que perdeu por 1 a 0 para a Inglaterra e se classificava com o empate em Pretória. Ao mesmo tempo que o árbitro dava o apito final em Porto Elizabeth, Donovan mandava a bola para o fundo da rede.
Sob os olhares do ex-presidente Bill Clinton, os Estados Unidos levaram um susto de cara com um chute na trave de Djebbour. E vencer era mesmo uma missão árdua. Assim como no jogo contra a Eslovênia, quando tiveram um gol mal anulado (Dempsey fez, mas o auxiliar assinalou impedimento inexistente). O jogo se desenrolou apertado, difícil, com poucas chances, até os 46 minutos do segundo tempo.