Num dia em que Dunga voltou a fechar parte do treino da Seleção, as dúvidas em torno da escalação do Brasil para o jogo de amanhã, contra Portugal, foram praticamente desfeitas. Durante os 15 minutos em que a atividade ficou aberta à imprensa, ficou claro que Elano dificilmente terá condições de entrar em campo contra os portugueses.
O meia fez um trabalho à parte do grupo, correndo sozinho em volta do gramado. Quando chegou a hora do coletivo, os portões foram fechados, mas de longe foi possível ver que Daniel Alves substituiu Elano no treinamento enquanto Júlio Baptista começou na vaga de Kaká, que cumprirá suspensão.
“Ainda dói um pouco”, comentou Elano, enquanto corria ao redor do campo, referindo-se à forte pancada no tornozelo direito que levou no jogo contra a Costa do Marfim, no domingo. Já na terça-feira, o meia não tinha ido a campo com o restante do grupo, ficando no hotel para fazer fisioterapia. Ontem, no St. Stithians College, ele chegou a entrar na roda de bobo no início da atividade, mas sentiu o tornozelo e saiu para conversar com o médico José Luiz Runco, o preparador físico Paulo Paixão e Dunga. Em seguida, o meia começou a correr sozinho e não escondeu as dores.
Logo após o aquecimento, os portões foram fechados, mas a imprensa conseguiu acompanhar a movimentação de longe. Tudo graças a uma empresa de limpeza que abrigou cerca de 40 jornalistas na varanda de seu prédio, a cerca de dois quilômetros do local de treinamento da Seleção. De lá, cinegrafistas e fotógrafos puderam ver que Daniel Alves treinou no lugar de Elano enquanto Júlio Baptista começou a atividade na vaga de Kaká, que foi expulso contra a Costa do Marfim e terá de cumprir suspensão contra os portugueses. Substituir o camisa 10, aliás, não é novidade para o meia do Roma, que já exerceu essa função na Copa América de 2007, com direito a um gol na final contra a Argentina.
Ontem à noite, a Seleção seguiu para Durban, onde enfrentará amanhã os portugueses. O Brasil, no entanto, não poderá treinar no Estádio Moses Mabhida, local da partida, já que a Fifa cancelou o tradicional treino na véspera do jogo, para poupar o gramado. Dessa forma, a Seleção treinará no Estádio Princess Magogo. Mas não é a primeira vez que isso acontece com o time de Dunga na África do Sul. A Fifa já havia cancelado o treino da Seleção no Estádio Soccer City na véspera do jogo contra os marfinenses.
‘Seria melhor treinar uma vez pelo menos para conhecer o estádio e se adaptar ao gramado. Mas isso não vai tirar nossa vontade de entrar em campo e fazer o melhor’, comentou o capitão Lúcio.
Números
15 GOLS
Ronaldo Fenômeno é o maior artilheiro em Copas do Mundo.
206 GOLS
O Brasil é a seleção que fez mais gols em Copas do Mundo.