Foi uma atuação convincente. Apesar de começar meio desligado em campo, o Brasil cresceu no decorrer da partida, fez 3 x 0 no Chile, convenceu a torcida e agora vai enfrentar a Holanda na próxima sexta-feira, pelas quartas de final da Copa 2010. Os gols brasileiros foram marcados por Juan, Luís Fabiano e Robinho, que confirmou a fama de carrasco chileno, fazendo seu oitavo gol no adversário.
Primeiro tempo
No início da partida, o Chile tentou jogar de igual para igual com a seleção brasileira, com a posse de bola no campo brasileiro. Aos 4 minutos, o Brasil achou o primeiro contra-ataque. Daniel Alves lançou Luís Fabiano que entrou na área, mas chutou sem direção, pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Gilberto Silva recebeu livre de marcação e arriscou de longe, exigindo grande defesa de Bravo.
O Brasil voltou a equilibrar a partida com o Chile. Aos 10, Kaká, da entrada da área, chutou pela linha de fundo. Apesar da 'blitz' brasileira, nos primeiros 15 minutos foi o Chile que teve a maior posse de bola, com 55%. Em campo, o Brasil tinha Daniel Alves no lugar de Elano e o meia Ramires no lugar de Felipe Melo.
O Chile marcava muito bem o lado direito do Brasil e Maicon pouco chegava ao ataque. Além disso, a Seleção errava muitos passes no meio de campo. Tanto que o primeiro gol brasileiro saiu de escanteio, aos 34 minutos. Maicon cobrou escanteio pela direita e Juan subiu mais alto que toda a zaga chilena para cabecear e colocar 1 x 0 para o Brasil no placar.
Três minutos depois a Seleção fez grande jogada para marcar o segundo. Robinho recebeu aberto pela esquerda e tocou para Kaká, que de primeira deixou Luís Fabiano cara a cara com Bravo. O artilheiro da Seleção driblou o goleiro e bateu para o gol vazio: 2 x 0.
Segundo tempo
Os gols irritaram o técnico do Chile, o argentino Marcelo 'El Loco' Bielsa, que fez duas alterações na equipe na volta do intervalo.
Mesmo com Valdivia e Tello nos lugares de Mark Gonzáles e Contreras, foi o Brasil que marcou o terceiro, aos 14 minutos. Ramires arrancou pelo meio, fez excelente jogada driblando os chilenos e tocou para Robinho. O camisa 11 confirmou sua fama de carrasco e bateu de primeira: 3 x 0.
Aos 16, Daniel Alves cobrou falta e quase fez o quarto. Com o 3 x 0 no placar, o técnico Dunga começou a poupar seus jogadores já pensando na próximo confronto Aos 30, Luís Fabiano deu lugar para Nilmar. Cinco minutos depois foi a vez de Kaká deixar o campo para a entrada de Kléberson. Aos 40 foi a vez de Robinho ser substituído por Gilberto.
O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), quando enfrentará a Holanda em Porto Elizabeth por uma vaga na semifinal do Mundial.