O circuito de rua de Valência foi palco de mais uma corrida monótona, ao menos nas primeiras posições. O Pole position, Sebastian Vettel só foi ameaçado na primeira curva do GP da Europa, quando chegou a tocar rodas com Lewis Hamilton. Depois, o alemão da Red Bull abriu uma boa vantagem na liderança, não foi mais pressionado pelos rivais e chegou à sua segunda vitória na temporada. O inglês da McLaren ficou em segundo e Jenson Button, seu companheiro, completou o pódio, na terceira posição.
Rubens Barrichello, da Williams, conseguiu um excelente resultado com a quarta posição. O brasileiro largou bem, ganhou algumas posições e depois lucrou com o safety car ocasionado pelo impressionante acidente de Webber, na décima volta. O australiano da Red Bull acertou a traseira do carro de Heikki Kovalainen, da Lotus, decolou e acertou a barreira de pneus com muita força. Por sorte, ambos escaparam ilesos do acidente.
Após a prova, os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniram nove pilotos com o acréscimo de cinco segundos ao seu tempo final na corrida por infringir uma das regras do safety car na corrida. Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hulkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sebastien Buemi, Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi excederam o tempo mínimo na volta em que o safety car entrou na pista. Entretanto, o brasileiro manteve a quarta posição, assim como o inglês da McLaren permaneceu no pódio. Kobayashi subiu para sétimo e Nico Rosberg ganhou a décima posição. Buemi caiu para nono e Pedro de la Rosa, da Sauber, para 12º.
A próxima corrida é o GP da Inglaterra, que será disputado no dia 11 de julho, no renovado circuito de Silverstone.
Classificação do Mundial:
1° Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 127
2° Jenson Button ING McLaren-Mercedes 121
3° Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 115
4° Mark Webber AUS RBR-Renault 103
5° Fernando Alonso ESP Ferrari 98
6° Robert Kubica POL Renault 83
8° Felipe Massa BRA Ferrari 67
11° Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 19
21° Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0
23° Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0