Duelo pela decisão

Holanda de Robben enfrenta Uruguai de Loco Abreu no primeiro jogo das semifinais da Copa da África do Sul. Quem vencer hoje vai quebrar um jejum de décadas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uruguai e Holanda fazem hoje, às 15h30 (de Brasília), a primeira semifinal da Copa da África do Sul, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Será o duelo entre a surpresa da competição e a equipe que eliminou a toda poderosa seleção brasileira. No confronto direto de títulos, os sul-americanos levam a melhor, com dois mundiais no currículo, em 1930 e 1950. Já os europeus ‘bateram na trave’ duas vezes. Em 1974 e 1978, chegaram à final, mas acabaram derrotados por Alemanha e Argentina, respectivamente.
As duas seleções já se enfrentaram quatro vezes na história, com três vitórias do Uruguai e uma da Holanda, justamente na Copa de 1974. Os uruguaios se saíram melhor duas vezes em Jogos Olímpicos, em 1924 e 1928, e, em 1980, na Copa Ouro. Portanto, há muito tempo as duas torcidas aguardavam campanha melhor.
Para o jogo de hoje, quem tem mais a lamentar é o Uruguai. A Celeste ainda não sabe se contará com o zagueiro e capitão Lugano, lesionado, e tem a certeza de três desfalques. Jorge Fucile e Luis Suárez estão suspensos e Nicolás Lodeiro, com uma fissura no pé, está fora da Copa. A notícia positiva é a recuperação do zagueiro Diego Godín. O técnico Oscar Tabárez deverá optar por uma formação mais defensiva que a usada contra Gana. Com isso, deixará no banco o atacante do Botafogo Loco Abreu.
A fama de azarão da Copa foi rebatida pelo treinador. “Nos sentimos subestimados. As projeções são feitas pensando nos antecedentes, e os nossos não nos colocavam como favoritos. Mas, se não tivéssemos sonhos, não estaríamos aqui”, lembrou o técnico.
Pelo lado da Holanda, o discurso é de respeito ao adversário. O time do técnico Bert Van Marwijk terá dois desfalques, ambos por suspensão. Gregory Van der Wiel dará lugar a Khalid Boulahrouz na lateral direita e Demy de Zeeuw atuará como volante em substituição a Nigel de Jong. Mas Robben e o carrasco brasileiro Sneijder estarão em campo, assim como o atacante Van Persie, que domingo foi poupado do treino, mas ontem confirmou presença na partida semifinal.


Fama de azarão dá força para chegar muito longe

Várias casas de apostas europeias cotavam o Uruguai como um dos ‘azarões’ na disputa pelo título da Copa do Mundo. E, segundo algumas cotações, quem bancasse o título da Celeste poderia receber cerca de 80 euros para cada um apostado.
Com a chegada da equipe à semifinal, o cenário mudou, mas a descrença inicial foi lembrada ontem pelo técnico Oscar Tabárez, que considera a desconfiança um incentivo. “Estamos em uma festa para a qual não estávamos convidados”, ironizou o treinador, ao comentar a campanha. Tabárez lembrou que, quando foi realizado o sorteio das chaves, muitas pessoas lhe deram pêsames. “Não me esqueço disso”, afirmou, ao se referir ao emparelhamento que deixou a equipe no mesmo grupo que França, México e os anfitriões sul-africanos.
No Uruguai, a surpresa pela boa campanha causou prejuízos no comércio de camisas da seleção. Segundo a imprensa local, os fabricantes não acreditaram e deixaram de faturar porque a procura pelos uniformes é enorme.


Adversário como exemplo

O técnico da Holanda, Bert Van Marwijk, declarou ontem que a paixão com que o Uruguai vive o futebol já serviu de inspiração para incentivar seus jogadores. “Em uma de nossas partidas da fase de grupos, usei o Uruguai como exemplo. Eles jogam com muita paixão”, disse Van Marwijk, em entrevista coletiva no Estádio Green Point, da Cidade do Cabo, palco da semifinal.
Para o técnico holandês, entretanto, a paixão uruguaia é característica própria de uma cultura futebolística e não pode ser simplesmente apropriada por outra.
Van Marwijk também citou o estilo de jogo do Barcelona e da seleção espanhola como inspiração para seu trabalho. “O futebol do Barça e o da seleção espanhola é muito bonito”, afirmou o treinador, confiante em uma vitória no jogo de hoje à tarde.


 

Gostou? Compartilhe