Joanesburgo (África do Sul) - O logo da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira, em cerimônia realizada em Joanesburgo, na África do Sul. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o mandatário da CBF, Ricardo Teixeira, estiveram presentes no evento. Os ex-jogadores Romário, Cafú, Bebeto e Carlos Alberto Torres também prestigiaram o lançamento do emblema. A festa teve ainda apresentações musicais dos grupos Bossacucanova, Barbatuques e da cantora Vanessa da Matta.
O logo foi escolhido por uma comissão brasileira, que incluiu o designer Hans Donner, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bundchen, o escritor Paulo Coelho, o arquiteto Oscar Niemeyer, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Primeiro a discursar, Teixeira ressaltou o sucesso do Mundial realizado na África do Sul e prometeu uma organização similar no Brasil. "Voltaremos para o nosso país um pouco mais africanos. Agora é a hora do Brasil entrar em campo, com um time de 190 milhões que vai transformar a Copa na maior festa do mundo. Que o mundo se prepare para ser um pouco mais brasileiro", disse o presidente da CBF. Aventurando-se no português, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, lembrou que há muito tempo o Brasil não sedia uma Copa do Mundo e mostrou-se satisfeito com a nova sede. "Estou muito feliz. O Brasil é a terra do futebol, e estou convencido de que o Mundial será um grande sucesso e vai desempenhar um importante papel social, cultural e econômico", declarou o suíço. Fechando a cerimônia, Lula brincou com os convidados e garantiu que todos os gastos do Mundial de 2014 serão divulgados. "A preparação do evento terá a máxima transparência, todos os gastos públicos serão divulgados na Internet e poderão ser acompanhados em tempo real por pessoas de qualquer lugar do mundo", disse o presidente, que ainda falou sobre o legado da Copa. "Queremos que a realização do Mundial se reflita na melhoria das condições de vida do nosso povo. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo um novo momento do Brasil", concluiu Lula.
Desfalque de peso - A comitiva brasileira teve um desfalque de peso no lançamento da logomarca oficial da Copa 2014: Pelé. Segundo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, integrante também do Comitê Organizador Local, o ex-jogador recusou o convite e alegou compromissos com o SBT, empresa com a qual tem contrato como comentarista da Copa do Mundo da África do Sul. A participação de Pelé vinha sendo anunciada, mas, ontem, seu nome desapareceu da agenda da CBF.