Em sua primeira entrevista como treinador do Palmeiras, o passo-fundense Luiz Felipe Scolari evitou criar expectativas para o torcedor palmeirense e deixou claro: a atual temporada será de observações, em especial com os atletas mais jovens, trazidos das categorias de base do clube. Por outro lado, o novo comandante palmeirense admitiu que as cobranças serão naturais já no começo de trabalho e revelou que um dos principais objetivos é levar o Verdão para a Copa Libertadores de 2011. Mas o que a imprensa que lotou a Academia de Futebol queria saber mesmo era sobre a possibilidade do gaúcho voltar a comandar a Seleção Brasileira. Confira os principais trechos da entrevista coletiva:
Seleção Brasileira
"Nem assinei contrato com o Palmeiras ainda, mas vou pedir aumento por todo esse interesse", brincou Felipão. "Não posso falar que vou embora amanhã. A única certeza é que estou no Palmeiras. Não quero alimentar ou pensar em situação que não existe", disse o comandante, que informou não ter sido procurado por Ricardo Teixeira, presidente da CBF. "Eu me apresento hoje (quinta-feira) com o objetivo de trabalhar no Palmeiras. Nunca trabalho em um lugar com o olhar em outro. Se tiver de sair, o presidente Belluzzo será o primeiro a saber. Neste momento, o Palmeiras é que faz parte da minha vida", emendou Scolari. "Não há pressão nenhuma de assumir seleção, fico feliz, orgulhoso de oito, dez anos depois ser lembrado, estar valorizado. Mas meu compromisso é com o Palmeiras", reforçou o técnico bicampeão da Libertadores, em 1995 pelo Grêmio e em 1999 pelo próprio Palmeiras.
Elenco
"Nós não temos dúvidas que as cobranças vão surgir desde já e todos estão preparados para isso. Mas o torcedor precisa ter paciência, pois nosso trabalho é a longo prazo. Vamos analisar com cuidado o nosso elenco e principalmente a garotada da base, do juvenil e dos juniores. Na minha primeira passagem aqui, também fizemos isso e deu certo."
Reforços
"Independente dessa situação, passamos alguns nomes para a diretoria e esperamos que nossa parceira nos ajude com um ou dois reforços. A grande dificuldade é trazer esses jogadores de reposição, pois o mercado está muito difícil e o clube onde eles atuam não estão dispostos a liberá-los. Por isso, estamos trabalhando com outras opções. Essa temporada será de ajustes e em razão disso estou pedindo paciência ao torcedor."
Objetivos em 2010
"Um dos principais objetivos é classificar o time para a Copa Libertadores. Temos duas oportunidades, que é ficar entre os primeiros no Campeonato Brasileiro ou conquistar a Copa Sul-Americana. Não são tarefas fáceis, mas vamos lutar e trabalhar muito por isso."
Relação com a imprensa
"Achei ridículo já terem falado (nos jornais) que o treino (de quarta-feira) foi fechado por minha causa. Gostaria de dizer que a nossa (jornalistas) relação será ótima, até melhor do que vocês pensam. Mas vai ser preciso uma reciprocidade. Tenho situações que vou precisar de privacidade com meus jogadores. Se tivermos uma relação de amizade, respeito e confiança, não teremos problema nenhum."
Pensamento Verde
· 2 min de leitura