A copa que não pega

As desistências mostram que a Copa RS não motiva torcedores e clubes do interior do Rio Grande do Sul

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marcelo Alexandre Becker/ON

O problema é o mesmo em quase todos os estados do Brasil: o que fazer com os clubes pequenos do interior para que tenham atividades no ano inteiro? Assim, o meio usado pela maioria das federações foi a criação das competições chamadas "Copas", que tem como atrativo levar o time campeão para a Copa do Brasil e série D do Campeonato Brasileiro.
Mas se, em São Paulo, por exemplo, a competição tem certo sucesso no interior, não podemos dizer a mesma coisa no Rio Grande do Sul. Com muitas dificuldades financeiras, os clubes pequenos do estado estão cada vez mais abrindo mão de jogar esta competição, sendo que preferem fechar suas portas, reduzir custos, para assim colocar as contas em dia e poder começar o ano seguinte com possibilidades de formar um bom time para a disputa da Segundona, já que está é a competição que oferece o que é desejado por todos os times do interior do estado: a volta para a primeira divisão.

Os clubes daqui
Assim os times da cidade de Passo Fundo não fogem dessa regra. Tanto o Sport Club Gaúcho, que foi vice-campeão em 2004, como o Esporte Clube Passo Fundo tomaram a mesma decisão: não participar da Copa RS para trabalharem desde já pensando na Segundona 2011. E esta decisão tomada por ambas as diretorias tem exatamente o mesmo motivo. "A Copa RS é um campeonato onde se enfrenta equipes do estado todo, então o clube certamente vai gastar com viagens longas, estadias em outras cidades desde a primeira fase, e é isso que queremos evitar", disse Carlos Augusto Castro, presidente do Passo Fundo, logo depois da eliminação do time na Segundona deste ano. Então, aliando os altos gastos da Copa RS, também tem que ser acrescentada a decisão dos clubes de desistir do campeonato que os colocaria em atividade no segundo semestre à pouca atratividade gerada ao campeão, como disse Gilmar Rosso, presidente do Sport Club Gaúcho. "Todo time trabalha para a volta para a primeira divisão, e a Copa RS não proporciona isso. É um campeonato longo e caro para um time do interior". Nem mesmo o fato de levar para a Copa do Brasil seduz os dirigentes dos clubes. "Claro que é um bom prêmio levar o clube para uma competição nacional, mas a Copa do Brasil é eliminatória, assim o clube poderá não fazer mais do que um jogo nesta competição", disse Gilmar Rosso, em entrevista sobre a Copa RS ainda quando o Gaúcho disputava a Segundona deste ano.

Mais desistências
Além de Gaúcho e Passo Fundo, outros importantes clubes de cidades importantes e tradicionais no futebol do interior do Rio Grande do Sul já confirmaram que não disputarão a edição de 2010 da Copa RS. Entre elas estão: Caxias do Sul, Vacaria Rio Grande, Pelotas, Santa Cruz e Santa Maria. Assim clubes como Juventude, Glória, Inter-SM, Riograndense, São Paulo, Rio Grande se juntam a Passo Fundo e Gaúcho e já trabalham fora de campo pensando exclusivamente na próxima temporada.

A Copa RS 2010
A edição deste ano da Copa RS levará o nome de Ênio Costamilan, antigo presidente da SER Caxias. Programada para ter início no dia 8 de agosto, a Federação Gaúcha de Futebol já trabalha com a reformulação da competição devido às desistências, sendo que uma delas será a regionalização da primeira fase, justamente para reduzir as despesas dos participantes. Confira o comunicado oficial da entidade:
"Comunicado sobre a copa Ênio Costamilan
A FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL, através de seu DEPARTAMENTO DE FUTEBOL PROFISSIONAL, comunica que em função da desistência de alguns clubes, mesmo após confirmação oficial de participação na COPA ENIO COSTAMILAN 2010, a entidade vai definitivamente publicar tabela de jogos completa e regulamento no máximo até quarta-feira, dia 21 de julho de 2010.
Até o momento a competição tem como equipes confirmadas: Grêmio, Internacional, Porto Alegre, São José, Cruzeiro, Cerâmica, Sapucaiense, Caxias, Novo Hamburgo, Atlético de Carazinho, Rio Pardo, Bagé, 14 de Julho de Livramento, Juventus de Santa Rosa, Guarany de Camaquã e Santo Ângelo."

Histórico da competição
A Copa RS (Copa Federação Gaúcha de Futebol) é uma copa criada recentemente pela Federação Gaúcha de Futebol, envolvendo os clubes gaúchos. Os melhores colocados na disputa adquirem o direito de participar do Campeonato Brasileiro da Série D, e da Copa do Brasil. Internacional, Grêmio, Juventude, Caxias ou Brasil de Pelotas não são considerados para efeito de vagas, pois participam da Série A ou da Série B ou da Série C. Na Copa RS, participam os clubes da primeira divisão e segunda divisão do Campeonato Gaúcho.

2004: Campeão - Esportivo. Vice - Gaúcho
2005: Campeão - Novo Hamburgo. Vice - Ulbra
2006: Campeão - Grêmio. Vice - Ulbra
2007: Campeão - Caxias. Vice - Brasil de Pelotas
2008: Campeão - Pelotas. Vice - Cerâmica
2009: Campeão - Inter. Vice - Ypiranga

Gostou? Compartilhe