Marcelo Alexandre Becker/ON
O nome do povo é Luís Felipe Scolari, mas desde que o técnico do penta assumiu o Palmeiras e discursou afirmando que seu pensamento é só no Verdão, o nome de outro gaúcho ficou muito forte para o cargo onde se tem mais cobrança no país do futebol. Mano Menezes, técnico do Corinthians, líder invicto do Campeonato Brasileiro.
O técnico que ganhou visibilidade no Grêmio quando tirou o Tricolor da Segundona em 2005 e foi vice-campeão da Libertadores da América em 2007, nunca escondeu que se transferir para um clube grande da capital paulista era parte do seu planejamento de carreira, onde o topo será trabalhar na Europa, preferencialmente Inglaterra, ou assumir a Seleção Brasileira. Ao chegar no Corinthians, Mano conquistou uma das maiores torcidas do Brasil e a rigorosa imprensa do eixo Rio-São Paulo com a seriedade de seu trabalho e serenidade de seu trato com a imprensa. Os títulos de Campeão da Segunda Divisão e vice da Copa do Brasil em 2008, campeão Paulista e da Copa do Brasil em 2009, credenciam Mano Menezes para ser o técnico da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014.
Uma reportagem publicada no jornal O Globo de ontem indica que na próxima segunda-feira Mano Menezes será apresentado como o sucessor de Dunga. A reportagem aponta ainda que Andrés Sanches, presidente do Corinthians, e chefe da delegação da CBF na África do Sul já teria confidenciado para amigos que Mano será o escolhido. A notícia que caiu como uma bomba no Brasil inteiro ontem, foi prontamente negada pelo mandatário do alvinegro, em um comunicado oficial no site do clube paulista:
Esclarecimento
Sport Club Corinthians Paulista
20/07/10 13h29
O presidente Andrés Sanchez vem a público esclarecer que nenhuma vez conversou com o presidente da CBF Ricardo Teixeira ou qualquer outra pessoa ligada à entidade sobre a contratação do novo técnico da Seleção Brasileira.
O convite para chefiar a Delegação Brasileira na Copa do Mundo da África deixou Sanchez honrado, mas o assunto atual diz respeito somente à Confederação e o Corinthians não tem a pretensão nem o poder para participar desse tipo de decisão, que cabe exclusivamente à entidade.
Sobre o mesmo assunto, o treinador Mano Menezes faz questão de salientar que não foi procurado por nenhum representante da CBF para assumir o cargo e continua exercendo suas funções normalmente no Sport Club Corinthians Paulista.
Agora resta saber se aquele que já foi dos gremistas e agora é "Mano dos corinthianos", será mesmo o técnico da Seleção Brasileira. Até domingo teremos a resposta.