O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, participou nesta terça-feira da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que sediará jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.
O evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, do ministro do STF, Gilmar Mendes, de outras autoridades, empresários e representantes do Comitê Organizador Local e deu início à contagem de 24 meses para a conclusão das obras de reforma, modernização e ampliação do estádio, que passará de 42 mil para 71 mil lugares. As obras deverão estar prontas até dezembro de 2012, a tempo de sediar a Copa das Confederações, em 2013. Das obras de construção do estádio trabalharão, pelo menos, 50 ex-presidiários, presos em regime semiaberto ou temporário, o que faz parte de um programa de ressocialização de egressos do sistema penitenciário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), CBF e governos estaduais.
Abertura - Ainda no evento, Rogério Rosso falou sobre o desejo de fazer Brasília a sede da abertura da Copa. "Esse estádio vai ter mais de 70 mil lugares e, obviamente, está apto do ponto de vista técnico. Não vou pedir isso para o senhor, presidente [Teixeira], que eu vou te constranger, mas deixa Brasília tecnicamente apta a sediar a abertura da Copa", disse o do governador do Distrito Federal. No entanto Ricardo Teixeira desconversou. "Se Brasília é candidata, tem que enviar uma carta que será analisada pelo comitê e pela Fifa no momento oportuno", completou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol.