Um sonho de muito tempo finalmente será realizado em Passo Fundo. Em 25 de agosto de 2009, O Nacional veiculou uma matéria onde a APM - Associação Passo-fundense de Motociclismo - estava em tratativas com o governo municipal para que as competições de motociclismo (Veloterra e Velocross) voltassem a Passo Fundo. Agora, quase um ano depois, finalmente o grande objetivo será alcançado.
Está confirmada para este fim de semana, dias 7 e 8 de agosto, a 5ª etapa dos Campeonatos Gaúcho e Brasileiro de Velocross. A modalidade, que vem conquistando muitos adeptos pelo país afora, tem tradição na Região Sul.
Disputas emocionantes
A promessa é de grandes disputas para o público em todas as categorias, mas principalmente na VX1, que teve três vencedores diferentes em quatro etapas realizadas até agora. "Eu vinha disputando o campeonato deste ano com uma moto de 2009 e motor original. Agora, estou com equipamento igual ao do Lui (Fietz, líder do Campeonato) e ao do Paulinho (Stedile, campeão de 2009). Estou bem contente, vou treinar ainda mais e o bicho vai pegar", declarou Luciano de Oliveira, após vencer na categoriaVX1 na 4ª etapa do Campeonato Brasileiro, em Anápolis, Goiás.
Grande evento
Para receber os melhores pilotos da modalidade no país, a Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) está preparando um grande evento. A pista será a mesma utilizada no Campeonato Sul-Brasileiro, ao lado do Ginásio Teixeirinha, no trevo do acesso sul da cidade, na saída para Soledade e Carazinho. A área de box tem pontos de luz, água, banheiros e praça de alimentação.
Pista pronta
"Nossa pista já está pronta para receber os pilotos gaúchos e também os que irão disputar o Brasileiro. Mudamos a primeira curva após a largada, deixando toda a pista mais rápida. Vamos liberar os treinos só até quarta-feira. Depois, só no sábado", avisa Jair Costa, diretor de Veloterra da Federação Gaúcha de Motociclismo.
Inscrições
As inscrições para a prova já estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira pelo site da FGM (www.fgm.esp.br). Serão disputadas sete categorias pelo Campeonato Brasileiro de Velocross e nove pelo Campeonato Gaúcho.
Ingressos
Os ingressos antecipados estão sendo vendidos nos patrocinadores do evento por R$ 5. Nos dias de disputas, junto às bilheterias, o valor subirá para R$ 10. Um espaço coberto está sendo preparado para acolher o público. Além disso, uma ampla praça de alimentação estará à disposição.
Depois de muito tempo de tratativas, Passo Fundo volta a ter provas de Velocross
· 1 min de leitura