O esporte da vez

Modalidades de lutas estão cada vez mais fortes no mundo do esporte, e o jiu-jítsu passo-fundense acompanha essa tendência mundial

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marcelo Alexandre Becker/ON

Eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas são sinônimos de audiência, faturamento e expansão do esporte. Com isso, outras modalidades estão obtendo crescimento ao redor do mundo: são os esportes de luta. Hoje é comum encontrarmos pessoas falando de eventos de UFC - Ultimate Fighting Championship, e MMA - Mixed Martial Arts, que fazem parte dos produtos mais procurados nos pay-per-wiew, e algumas vezes chegam a ameaçar o reinado do futebol neste tipo de programação.

Em Passo Fundo, uma prova real do crescimento do interesse com os esportes de luta é a equipe Atos Guetho, que, com seus atletas, representa a cidade nas principais competições de jiu-jítsu do país. Roger Ribas, professor e atleta, comentou a respeito de como o esporte está sendo trabalhado na cidade. "A equipe Atos Guetho tem como principal objetivo o crescimento do esporte, e para isso possui como regra básica: exclusão de alunos que se envolvem em confusões e brigas, não importando seus títulos ou graduação como atletas", falou Roger, que afirmou ainda que este tipo de conduta é fundamental para desvincular a imagem que existia, quando a maioria das pessoas olhava para o atleta que pratica esportes de rua como pessoas que pensam em simplesmente brigar. "Nossa filosofia é bem definida, assim temos conseguido manter um bom rendimento nos campeonatos e na sociedade formando cidadãos, com responsabilidade, e sobretudo, dentro da nossa filosofia de trabalho."

Seminário de jiu-jítsu
Atendendo à demanda do crescimento do jiu-jítsu na cidade, na último final de semana foi realizado um seminário, onde Guto Campos, tetracampeão mundial passou alguns tipos de treinamentos que estão sendo realizados nos maiores centros de esportes de luta do mundo. "O seminário foi aberto com o intuito de passar conhecimentos sobre o jiu-jítsu, e assim estimular para que o esporte cresça sem rivalidade de bandeira, trabalhando forte na imagem do jiu-jítsu como um esporte saudável, no sentido contrário do que alguns pensam, que é algo que estimula a violência", afirmou o professor Roger Ribas.

Resultados
O trabalho feito em Passo Fundo já vem rendendo algumas conquistas:

Rio Open 2010
Campeões - Felipe Borba de Menezes - categoria pesadíssimo - faixa azul adulto, e Marcelo Freitas - categoria pesadíssimo - faixa roxa master.
3º Lugar - Felipe Borba de Menezes - categoria absoluto - faixa azul adulto, Marcelo Freitas - categoria pesadíssimo - faixa roxa adulto e Jatair dos Santos Portella - categoria pesado - faixa branca adulto.

Campeonato Brasileiro

Campeões - Fábio Bortolon - categoria meio pesado - faixa branca adulto e Odiralzo Bier - categoria pesadíssimo - faixa azul adulto.

Sul-Brasileiro
Campeões - Leandro Miguel - categoria superpesado - faixa branca adulto, Jatair dos Santos Portela - categoria pesado faixa branca adulto e Miriane Freitas - categoria pesadíssimo - faixa azul adulto.

A participação desses atletas nessas competições só foi possível graças ao apoio de empresas como a Perfecto Bordados, Perfect Form, Solar Cristo Rei, Formaco Tintas, Jackson Casali Arquiteto, All Need e Vegas, e também à parceria com Charles Ribas, que utilizou o método Ducore 360 na preparação física dos atletas.
Sendo assim, Roger Ribas falou também que o grande objetivo para 2011 é fazer uma delegação com o maior número de atletas possíveis para a disputa dos campeonatos mundiais de jiu-jítsu, que ocorrem em Abu Dhabi, na Arábia Saudita, e na Califórnia, nos Estados Unidos. "Estive conversando com o pessoal de uma equipe de Bento Gonçalves, que me falou que a prefeitura de lá custeou tudo para eles participarem do Mundial na Califórnia. Desde passagem, hospedagem e alimentação. Quem sabe, um dia, poderemos ter algo pelo menos parecido em relação a apoio ao esporte em Passo Fundo. Estamos trabalhando por isso", finalizou o professor Roger Ribas.

Gostou? Compartilhe