São pouco mais de 20 quilos de prata e um brilho que atrai olhares admirados. A taça da Libertadores da América está exposta no centro de eventos do Beira-Rio e será atração até amanhã, dia da decisão continental entre Inter e Chivas, do México. Assim que chegou ao estádio, no início da tarde de segunda-feira, depois de um passeio pelas principais ruas e avenidas de Porto Alegre, o troféu foi lustrado cuidadosamente e recebeu as primeiras visitas. Os colorados aproveitaram para posar para fotos e conhecer um pouco mais do mundo da competição mais importante das Américas.
Painéis gigantes, com fotos e imagens de manchetes de jornais, contam a história da competição, que este ano chega à 51ª edição. Vídeos com cenas de todos os campeões e narrações de jogos históricos dão clima de estádio ao local. O turnê da taça foi realizada pela primeira vez, já que a exposição foi lançada no ano passado, no Mineirão, em Belo Horizonte, em comemoração aos 50 anos do campeonato.
O título do Inter, conquistado há exatos quatro anos, está em destaque. No painel, o atacante Fernandão, hoje no São Paulo, e o zagueiro Fabiano Eller, que tenta o bicampeonato, aparecem fazendo festa. Em outra imagem, Tinga e Rafael Sobis, que também tentam erguer a taça pela segunda vez, estão gravados. Serão três dias de visitação. Hoje a exposição estará aberta das 9h às 18h e na quarta-feira das 9h às 12h. A entrada é gratuita.
Inter e Chivas enfrentam-se às 22h (de Brasília). Os colorados contam com a vantagem dos primeiros 90 minutos. A vitória por 2 x 1, em Guadalajara, dá ao Inter o direito de empatar para reencontrar o troféu que conquistou em 2006 e virar bicampeão. Os mexicanos tentam o título inédito.