As Paraolimpíadas Escolares, evento promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, em sua terceira edição, acontecerá em São Paulo entre os dias 6 e 11 de setembro e terá pela primeira vez a participação de para-atletas gaúchos. A equipe passo-fundense Pé de Apoio representa o Rio Grande do Sul na competição. A delegação levará quatro jovens estudantes, três com deficiência física e um com deficiência visual. Ao todo a delegação gaúcha conta com dez atletas.
Passo Fundo é a cidade pioneira em trabalho de iniciação esportiva com estudantes no RS. A Secretaria de Educação do município realiza desde 2008 um projeto esportivo para jovens com deficiência.
Neste ano, a Escola Círculo Operário, por meio da Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul, viabilizou o projeto e adquiriu materiais e subsidiou a viagem para os atletas.
A equipe Pé de Apoio, além da Secretaria de Educação e da Escola Círculo Operário, conta com o apoio de Sturm Materiais de Construção, Martins Incorporações e Construções e Formaco Tintas, que auxiliam na aquisição de uniformes, na alimentação e em gastos suplementares.
Na tarde de hoje, a equipe viaja a Caxias do Sul, para o Centro de Treinamento do Sesi, onde acontecerá o primeiro contato com a pista de atletismo sintética, para iniciar o treinamento para as provas de 100 e 300 metros.
Confira a delegação gaúcha
- Doris Flores de Souza (representante do Estado e treinadora)
- Margarete Trombini (chefe de delegação e treinadora)
- José Ricardo Attolini (auxiliar técnico)
- Roberta Nilson (fisioterapeuta)
- Claudia Salfama
- Loreni Rodrigues
- Emerson Rodrigues (atleta)
- Ana Carla Gomes (atleta)
- Franciele Pellez (atleta)
- Ryan (atleta)