Pancada neles

Lauda critica a Ferrari e diz que a equipe deve ser rigorosamente punida pelo conselho da FIA por armação na Alemanha

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Campeão mundial com a Ferrari, o austríaco Niki Lauda voltou a mostrar decepção com a armação no GP da Alemanha que tirou a vitória de Felipe Massa depois de uma ordem de equipe a favor de Alonso. Segundo ele, a equipe deverá receber uma punição severa na audiência do conselho mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que vai analisar o caso no dia 8 de setembro.

A Ferrari recebeu uma multa de US$ 100 mil logo após a corrida por desrespeitar o regulamento ao interferir no resultado da prova. Além disso, os comissários encaminharam o caso ao conselho mundial, que poderá impor uma punição ainda mais pesada à escuderia.

Para Lauda, é isso que vai acontecer. "O que eles fizeram em Hockenheim foi contra as regras. Ou o regulamento muda ou todo mundo passa a respeitá-lo. Eles cometeram um erro e receberam uma punição imediata. E vão levar pancada do conselho mundial, pode ter certeza", declarou ao site da Fórmula 1.

O tricampeão ainda fez uma crítica aos que defendem esse tipo de jogo de equipe, considerando que não se pode permitir uma atitude que "insulte a inteligência" dos fãs de Fórmula 1.

"Há duas maneiras de correr como um time. Se você faz isso com política, então é o jeito da Ferrari. Ou você pode tentar dar aos dois pilotos igualdade de condições e oferecer um esporte empolgante aos fãs, como tem feito a Red Bull", avaliou Lauda.

O conselho mundial vai julgar a Ferrari por duas infrações ao regulamento da FIA. O artigo 39.1 proíbe as ordens de equipe que interfiram no resultado de uma corrida. Além disso, a escuderia foi enquadrada no artigo 151, por comprometer a credibilidade do esporte.

Gostou? Compartilhe