Falta apenas um dia para o maior evento paraolímpico do mundo, na faixa etária de 14 a 20 anos. A partir de terça-feira (7), a cidade de São Paulo vai receber as Paraolimpíadas Escolares. Participam do evento mais de 800 jovens brasileiros de 22 unidades da federação. A competição, que visa revelar possíveis atletas para representar o Brasil nos Jogos de 2016, é o maior evento paraolímpico do mundo nesta faixa etária. As provas ocorrem de 8 a 10 de setembro. No total, estão envolvidas mais de 1300 pessoas no evento. Estreiam nesta edição dois estados, Goiás e Rio Grande do Sul.
Passo Fundo será o RS nas Paraolimpíadas Escolares, por ser a única cidade a apresentar um trabalho voltado ao esporte paraolímpico para pessoas em idade escolar. Através de incentivo da secretaria municipal de educação e da escola Círculo Operário nasceu o Projeto Pé de Apoio, que tem tudo para se transformar em um centro de treinamento paraolímpico para iniciantes.
Os atletas em idade para participar dessa competição, participarão de provas de atletismo, de campo e pista.
A delegação gaúcha será a menor a participar do evento, mas a organização do projeto acredita que esse início seja uma alavanca, para que o governo, tanto municipal quanto estadual, reveja suas prioridades quanto a política esportiva e de acessibilidade. Possivelmente para 2011, novos centros e secretarias de outras cidades iniciarão esse tipo de trabalho, realizando então, no estado, uma seletiva para às Paraolimpíadas Escolares, com os melhores e não apenas os únicos.
Paraolimpíadas Escolares
· 1 min de leitura