A convocação da Seleção Brasileira, feita ontem pelo técnico Mano Menezes, mostrou mais uma vez que o técnico busca fazer um trabalho de renovação, mas baseado no talento dos atletas. A prova disso é a convocação do colorado Giuliano, chamado pela primeira vez para o seleção principal.
Após a divulgação da lista de 23 jogadores convocados para a Seleção Brasileira, o técnico Mano Menezes abordou diversos assuntos, entre eles o de ressaltar que "tem gostado muito do nível de algumas partidas" a quem tem assistido no trabalho de observação feito pelos integrantes da comissão técnica.
Mano Menezes acentuou como fato positivo a intensa procura do gol que tem sido a tônica dos jogos, o que significa uma prioridade dos esquemas táticos para a parte ofensiva.’Além disso, os jogos têm sido disputados em um ritmo muito forte, próximo ao que se vê por exemplo na Liga Inglesa”. O técnico da Seleção Brasileira, quando ressalta a postura ofensiva dos times, discorda de que a quantidade de gols que têm saído seja resultado muito mais de falhas das defesas. Mano prefere enxergar a virtude que se esconde na outra ponta de argumento. “O que está acontecendo é que os jogadores de ataque estão induzindo, provocando mais os erros dos sistemas defensivos.”
Giuliano –Ao desembarcar em Porto Alegre na manhã de o0ntem, vindo de Curitiba após a derrota do Inter para o Atlético-PR, sem tomar conhecimento de sua convocação para a seleção brasileira. "Eu criava uma expectativa", contou o jogador, que notou as boas novas ao conferir as mensagens recebidas após religar o telefone celular. Ele comemorou o chamado de Mano Menezes. "Sempre tenho esperança e quando liguei o celular assim que chegamos a Porto Alegre, começaram a surgir várias mensagens de amigos, parentes e pessoas próximas me parabenizando e dizendo que estava convocado. Foi aí que fiquei sabendo da minha convocação", contou o jogador, uma das novidades na lista anunciada pelo técnico Mano Menezes.
Victor - O goleiro Victor foi mais uma vez convocado pelo técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira, deverá fazer dois jogos amistosos na Europa que ainda não foram confirmados pela CBF. No mês de agosto, o goleiro gremista já havia sido chamado por Mano Menezes para defender o Brasil sendo ele o titular no jogo contra os Estados Unidos, em New Jersey. Neste período em que Victor estará defendendo a Seleção, o Grêmio irá enfrentar o Grêmio Prudente no Olímpico (06/10) e o Vasco no Rio (09/10).
Neymar - O técnico Mano Menezes não convocou o atacante Neymar, do Santos para a seleção brasileira para evitar que os problemas que o jogador teve com Dorival Júnior cheguem à seleção. "Fiz isto para deixar bastante claro a linha que estamos pensando na condução do trabalho. O que vai trazer os jogadores para a seleção brasileira é aquilo que eles produzirem dentro de campo", comentou o treinador.
Ney Franco - Escolhido por Mano Menezes, o técnico do Coritiba, Ney Franco, será o coordenador das seleções de base e treinador da Seleção Brasileira Sub-20. A contratação foi formalizada em reunião que aconteceu com o presidente Ricardo Teixeira. Ney Franco será assim o treinador da Seleção Sub-20 que tentará no Sul-Americano do Peru 2011 uma das duas vagas destinadas à América do Sul nas Olimpíadas de Londres 2012. O Sul-Americano Sub-20 do Peru será disputado de 16 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011 e vale ainda a classificação de quatro seleções para o Mundial, também em 2011, na Colômbia, de 29 de julho a 20 de agosto. O sorteio dos grupos da competição será realizado no dia 7 de outubro, em Lima. Atualmente dirigindo o Coritiba, Ney Franco cumprirá o contrato com o clube paranaense até o final, no encerramento do Campeonato Brasileiro da Série B, que terá a última rodada no dia 27 de novembro.