Marcelo Alexandre Becker/ON
Todos sabem que Passo Fundo não é uma cidade adaptada para pessoas com portadores de necessidades especiais, como o uso de cadeira de rodas. Com isso, o caso do cadeirante Edgar de Oliveira, de 46 anos, é ainda mais complicado: Edgar é um esportista, e mais uma vez terá que participar de uma competição nacional sem patrocínio.
Edgar sempre praticou esporte, principalmente basquete, mas segundo ele, com a idade avançando, e também com a reconhecida pouca qualidade técnica, abandonou a modalidade, e começou a praticar tiro esportivo. Completados cinco anos de prática, Edgar tem em seu currículo um sexto lugar no Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Tiro Esportivo em 2009, e agora vai disputar a mesma competição, que acontece de 28 a 30 de outubro na cidade de Curitiba, buscando ficar entre os três primeiros. “O ano passado fiquei em sexto, o que até foi uma boa colocação, mas este ano busco ficar entre os três melhores colocados”. A ambição por uma colocação melhor acontece por dois motivos: o primeiro é o de todo esportista, melhorar sua última marca; o segundo é ficar entre os melhores para que assim em 2011 ele possa receber o benefício do programa federal Bolsa Atleta. “Ficando bem colocado nesse brasileiro em Curitiba, eu posso encaminhar o meu pedido para o Bolsa Atleta, o que facilitaria a minha vida como competidor”. Edgar contou que tanto treinamento, como transporte para as competições e custos com registros na Federação Gaúcha e na Confederação Brasileira sai tudo do seu próprio bolso, do dinheiro que ganha como camelô. “Eu só sigo competindo graças a minha força de vontade. O bom seria que as pessoas da cidade, os empresários olhassem mais para os esportistas daqui. Temos muitos talentos em Passo Fundo que, por falta de apoio, acabam abandonando o esporte”. Edgar de Oliveira vai competir em duas categorias no Campeonato Brasileiro: Pistola de Ar e pistola para tiro esportivo calibre 22.
O Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Tiro, inicialmente entre os dias 29 e 31 do mês corrente, foi transferido para o período de 28 a 30 do mesmo mês, em função da realização do 2° Turno das Eleições.
Programação do evento terá a seguinte cronologia:
28/10 – Chegada das delegações, classificação funcional e congresso técnico (todos os horários serão mantidos);
29/10 – Disputas das provas de acordo com o Regulamento da competição (todos os horários serão mantidos);
30/10 – Disputas das provas de acordo com o Regulamento da competição e retorno das delegações (todos os horários serão mantidos).
Com o próprio esforço
· 1 min de leitura