Marcelo Alexandre Becker/ON
Na tarde de ontem um grupo de corredores foi até a Sedec – Secretaria Municipal de Desporto e Cultura, onde levaram um abaixo assinado em que reivindicam melhorias nas condições das provas na cidade de Passo Fundo.
Na ocasião os corredores foram recebidos pelo secretário municipal de desporto e cultura, César Augusto Azevedo dos Santos, que não só recebeu o abaixo assinado, como também recebeu sugestões dos próprios atletas para que algumas melhorias possam já começar a serem feitas. “Acho muito importante e fiquei muito feliz de ver um grupo mobilizado em ter melhores condições de praticar o esporte deles”, disse o secretário que informou ainda que em 2011 o município terá um calendário definido de competições esportivas realizados pela Sedec, e será disponibilizado já nos primeiros dias do ano, o que é um dos pedidos dos corredores. “Já estamos trabalhando para definir o calendário esportivo da cidade. Nesse calendário não constará apenas as corridas de rua, que é o que o pessoal reivindicou aqui, mas terá também todas as competições organizadas pelo município através da Sedec”. Dentre as reivindicações dos corredores estão melhorias na organização e estrutura das provas, mais categorias femininas, medalha para todos os participantes, além de um calendário anual com as datas das provas. “Essas reivindicações são coisas que vão melhorar muito para nós que competimos que participamos. Mobilizamos-nos para fazer essas sugestões com o sentido de construir algo melhor para todas”, afirmou o atleta amador Edvanio Ceccon.
Marco Aurélio, coordenador de esportes da Sedec, informou que atualmente Passo Fundo realiza duas competições de corrida de rua por ano: a meia maratona, e o campeonato municipal, que é dividido em quatro etapas. “O calendário de corridas de rua voltou a ser ativo em 2010, e é com a ajuda dos próprios corredores que vamos melhorá-lo. Neste ano o municipal só terá três etapas, mas para 2011 estamos organizando para melhorarmos em vários setores, e assim voltarmos com as quatro etapas previstas”, informou Marco Aurélio que disse também que uma das reivindicações dos atletas passo-fundenses, que é a alteração da data da última etapa do municipal de corrida de rua que estava marcada para o dia 28 deste mês, foi transferida para o dia cinco de dezembro. “Devido a um pedido dos próprios atletas da cidade, que por ter no dia 28 a prova final da competição estadual do Sesc em Erechim, alteramos a data da última etapa do municipal. Acredito que com essa interação, trabalhando junto vamos melhorar muito o esporte em Passo fundo, mas precisamos de apoio, de informações de quem compete, de quem participa”, finalizou o coordenador.