O placar de 3 x 2, repetido nas três partidas disputadas na tarde da última sexta-feira, no Ginásio de Esportes do Colégio Notre Dame, por si só, já é capaz de sintetizar o equilíbrio e a tensão que foram a tônica das semifinais do Campeonato Estadual Feminino Infanto-Juvenil. A sequência de três jogos entre a equipe da casa, Notre Dame/Gustavo Endres/Dec’s, a Sociedade Ginástica Porto Alegre e a Associação Vôlei Futuro (Santa Maria), iniciada às 14 horas, estendeu-se pelo anoitecer chegando ao final, por volta das 20h.
Na rodada na qual uma equipe deixaria a mais importante competição do estado na modalidade, a redenção dos classificados - Notre Dame e Sogipa - chegou com as lágrimas e aplausos da torcida, ao último ponto das atletas anfitriãs, em confronto direto.
Antes mesmo da derradeira partida, ambas as equipes já haviam assegurado as vagas nas finais, com vitórias sobre o time santa-mariense. Bastava, então, definir a colocação que lhes indicaria os adversários nas suas primeiras partidas das finais.
Mantendo-se invicta em todo o campeonato, a representante de Passo Fundo conquistou a primeira colocação do grupo e, agora, enfrentará o segundo colocado na disputa entre Languirú/Martim Luther (Estrela), Grêmio Náutico União (Porto Alegre) e UCS/Prefeitura Municipal Caxias/APAAVÔLEI - cujas partidas foram realizadas em Estrela, também na tarde de sexta. A grande final está agendada para o próximo dia 21, em local ainda a ser definido por critério técnico. Nela os vencedores entre os confrontos de primeiros versus segundos colocados nas semifinais, se embaterão no jogo que definirá a melhor equipe de vôlei infanto-juvenil do Rio Grande do Sul.
À Passo Fundo, resta a certeza de ter em seu seio uma das quatro grandes potências atuais do estado no voleibol infanto-juvenil.