O destaque do treino do Grêmio na manhã de ontekm no gramado suplementar do Olímpico foi a presença do próprio técnico Renato Portaluppi. Se recuperando de uma forte virose, Renato não tinha participado dos trabalhos de terça à tarde e quarta-feira.
Já recuperado, o ídolo gremista comandou um treinamento Alemão, dividindo o grupo em três equipes que alternavam os confrontos em uma das metades do gramado. As atenções estavam voltadas para o teste final do lateral Gabriel que definiria a presença do jogador na partida contra o Santos, sábado. O jogador realizou normalmente o trabalho de aquecimento, mas não resistiu ao treino com bola e deixou o gramado antes mesmo do final para fazer tratamento no vestiário. Em entrevista coletiva após o treino, o técnico Renato desfez qualquer tipo de mistério confirmando a ausência de Gabriel e confirmando a escalação de Edilson na posição. André Lima e Fábio Rochemback, que também estavam em tratamento, treinaram normalmente e foram confirmados por Renato na partida. O plantel gremista ganhou folga no período da tarde, e volta a treinar na manhã de hoje, antes da viagem para São Paulo.
Arbitragem - A CBF divulgou a escala de arbitragem para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo Santos x Grêmio, marcado para o próximo sábado, será apitado por Ricardo Marques Ribeiro (MG/Fifa), auxiliado por Márcio Sousa Santiago (MG/Fifa) e Helberth Costa Andrade (MG). O quarto árbitro será Elcio Paschoal Borborema (SP).