O Grêmio manteve o resultado entre os primeiros do Brasileirão e o quarto lugar do Campeonato ao vencer o Guarani, nesse domingo, por 3 x 0, em Campinas. Os comandados de Renato abusaram dos cruzamentos e abriram caminho para a vitória dessa forma. André Lima marcou de cabeça, e mesmo com o Guarani crescendo no segundo tempo, Diego Clementino mudou o rumo do fim de jogo ao sofrer um pênalti e fazer um gol.
Com 60 pontos, o tricolor entrará em campo contra o Botafogo, no próximo domingo, dependendo somente de um empate para acabar o Campeonato Brasileiro em 4º lugar e "secar" o Goiás na Copa Sul-Americana pela vaga na Libertadores do próximo ano. Ao empatar com o Ceará, o Atlético-PR abandonou a briga pela posição.
Com ambos os times querendo buscando resultado, a partida foi aberta, corrida e com boas chances de gol desde os primeiros minutos. Mais qualificado, o Grêmio pressionava, mas não criou grandes chances.
Primeiro tempo
Com dificuldades para entrar na defesa adversária trocando passes, o Grêmio abriu o marcador em sua principal jogada no ano. Os incessantes trabalhos de bola parada com cruzamentos comandados por Portaluppi foram mais uma vez recompensados em campo. Fábio Rochemback alçou a bola em uma falta na intermediária e André Lima desviou de cabeça para o gol. Foi o 15º gol de cabeça do Grêmio no Brasileirão, time que mais utilizou a jogada no certame.
Vencendo, a equipe seguiu em cima, mas com visível tranquilidade. Ciente de sua superioridade em relação ao adversário, os gremistas mantiveram o resultado de uma forma segura, sendo ameaçados somente por lances esporádicos. Destes, Apodi e Mazzola assustaram Victor. Mesmo assim, o Guarani não conseguiu exercer pressão e revelou os motivos pelos quais disputará a Série B em 2011.
Segundo tempo
Vagner Mancini jogou o Guarani para o ataque no segundo tempo. O técnico do time de Campinas desmontou o esquema de três volantes promovendo a entrada de Pablo no lugar de Paulinho. O rápido atacante que entrou na equipe dona da casa causou dificuldades aos defensores gremistas e mudou o jogo.
A partida que se apresentava decidida no fim do primeiro tempo se tornou completamente imprevisível na segunda metade. A superioridade do Guarani contrastava com os contragolpes perigosos do Grêmio.
A tranquilidade azul veio aos 33 minutos. Diego Clementino, predestinado xodó do torcedor gremista, havia entrado na vaga de André Lima e fez boa jogada, sendo derrubado dentro da área. Pênalti marcado e convertido por Jonas. Com seu 22º gol no Brasileirão, o atacante que começou sua carreira no Guarani rebaixou o time campineiro.
Aos 39 minutos, Diego Clementino fez o que lhe é peculiar no Brasileirão. Entrando no segundo tempo, o xodó recebeu dentro da área e venceu Emerson para definir o placar: 3 x 0. O gol de Diego colocou o Grêmio como melhor ataque do Brasileirão 2010, com 54 gols.
O Grêmio fecha sua participação no Brasileirão 2010 no próximo domingo, às 17h, contra o Botafogo, no Olímpico.